Desde a sua inauguração, em maio de 2022, o Núcleo de Oftalmologia da Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira, oportuniza assistência completa e de qualidade à população, desde consultas e exames até procedimentos cirúrgicos. Em menos de um ano de atuação, a unidade realizou 1.208 cirurgias de catarata, com total contentamento por parte dos pacientes.

“Realmente é um marco. Saber que saímos do zero, em 30 de maio, e chegar nesse ponto de mais de 1.000 cirurgias realizadas com êxito, com a equipe se doando para fazer o melhor, é muito gratificante. É um orgulho muito grande.” relata Dr. Rafael Alves, médico oftalmologista e responsável pelo corpo clínico.

O Núcleo é uma resposta da Instituição a uma demanda da comunidade, identificada em pesquisa empreendida pelo “Acolher”, iniciativa do Programa Santa Casa de Bairro em Bairro da Santa Casa de Jequié. O Programa se baseia em uma ação contínua de promoção da qualidade de vida da população. Será implementada uma nova análise sobre os resultados destas intervenções cirúrgicas, voltada às melhorias para a saúde e, consequentemente, nas atividades diárias. Promovendo atendimento a bebês prematuros extremos, assistidos pela UTI neonatal, até idosos, os pacientes do Núcleo de Oftalmologia da Santa Casa de Jequié podem contar com equipamentos de ponta e constante investimento em capacitação. A equipe tem aptidão para atuar no diagnóstico e prevenção de casos com diversos níveis de complexidade.