O impacto do acesso à saúde de qualidade pode ser medido por relatos como o de Ana Paula Ferreira, moradora do município de Itapetinga, que foi diagnosticada com pedra na vesícula durante um mutirão de saúde promovido pela Fundação José Silveira e logo pode passar por um procedimento cirúrgico Hospital Cristo Redentor, unidade sob gestão da instituição. A paciente se diz “testemunha viva” da importância dessas ações de saúde no Estado: “desde a internação até a minha alta, fui muito bem assistida por toda a equipe. Só tenho a agradecer a todos os profissionais!”.

Mesmo após ser operada, Ana Paula retornou ao mutirão que aconteceu entre os dias 29 a 31 de agosto em sua cidade, para realizar novos exames e cuidar da saúde. Assim como ela, cerca de 1.400 pessoas realizaram procedimentos e atendimentos gratuitos, através das Unidades Móveis de Saúde.

As especialidades dos atendimentos oferecidos foram as de cardiologia, clínica médica, ortopedia e ginecologia. Já os exames realizados foram eletrocardiograma, preventivo e ultrassonografia (abdômen total, obstétrica, transvaginal, mama, próstata, tireóide, entre outros).

Um novo olhar para a região

A população de Jequié e Região também conta com a realização de mutirões, com oferta semanal de exames, consultas e cirurgias oftalmológicas no Núcleo de Oftalmologia da Santa Casa. Ao longo do mês de agosto, foram realizados 1.459 atendimentos, 3.259 procedimentos e 41 cirurgias na unidade.

Além do mapeamento de retina, desde a inauguração do serviço, em maio deste ano, os pacientes da região de Jequié contam com ampla oferta de especialidades, como ecobiometria, topografia corneana, microscopia especular, ultrassonografia ocular e cirurgia de catarata.

WhatsApp
× Entre em contato