O cuidado nas relações interpessoais e o exercício da empatia foram os principais motivadores para a criação da campanha “E se fosse você?”. Pensada pela equipe da assistência que integra a Gerência de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais, a campanha tem como proposta sensibilizar os colaboradores sobre a importância de se colocar no lugar outro, seja um colega de trabalho, seja um paciente, estimulando um ambiente com relações respeitosas, além de reforçar os valores institucionais humanização, ética, qualidade, compromisso social, sinergia e resultado. Lançada em novembro, a primeira fase da campanha contempla um conjunto de ações educativas direcionadas para as equipes de colaboradores da Fundação José Silveira que atuam no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Geral de Itaparica. “Percebi que não faltava nada para o paciente, mas que era possível criar um ambiente de cooperação e gentileza, beneficiando a todos”, conta Vivalnita Mendonça, enfermeira coordenadora técnica da Gerência de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais (GDAI) e uma das idealizadoras da campanha que em breve será lançada no  Instituto Couto Maia e no Hospital Geral do Estado. 

“A ideia é muito boa. Aproximou mais os colaboradores da assistência, trouxe de volta o entrosamento entre as equipes, principalmente um olhar mais acolhedor aos nossos colaboradores”, conta Dr. José Walter Júnior, diretor do Hospital Geral Ernesto Simões Filho.

Mais de 300 profissionais de saúde participaram das oficinas de capacitação até o momento. “Criamos essa campanha para tocar o coração de quem cuida, estimulando pequenas mudanças de comportamento que podem beneficiar as equipes e os pacientes através”, explica Nathila Caline, enfermeira que junto a enfermeira Anelita Santos está trabalhando à frente das ações. A campanha contempla distribuição de camisas, bottons, cartazes  e cartões com falas de empatia e cuidado para praticar no dia-a-dia, como “Conte comigo”; “Estou aqui para te ajudar”; “Como você está hoje?”, além da realização de oficinas de Comunicação não-violenta, com certificado para os participantes, e exibição de vídeos educativos, produzidos especialmente para a campanha, com a participação de colaboradores voluntários, interpretando cenas que fazem parte da rotina dos profissionais de saúde. ˜Foi com grande entusiasmo que recebemos essa campanha. É maravilhoso para um hospital com essa dimensão tão continental ter um assunto tão sensível de se colocar no lugar do outro”, conta Indaiane Rosário Abade dos Santos, Diretora de enfermagem do HGRS.