Contexto:

O vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) é uma preocupação significativa de saúde pública no Brasil, conhecido por estabelecer infecções latentes e causar condições debilitantes, como a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e a mielopatia associada (HAM/TSP). Embora o Brasil seja considerado um ponto focal para o vírus, as taxas de prevalência são altamente variáveis entre diferentes regiões e populações vulneráveis. Estudos multicêntricos envolvendo diversas regiões e grupos de alto risco, como indivíduos com HIV ou tuberculose, são essenciais para estimar com precisão a prevalência nacional e identificar os principais preditores de infecção.

Resumo:

  • Métodos: Foi realizado um estudo transversal multicêntrico entre 2021 e 2023, envolvendo 3.184 participantes de sete cidades brasileiras (Salvador, Belém, Curitiba, Dourados, Fortaleza, Natal e Vitória). Foram pesquisados cinco grupos epidemiologicamente relevantes: população geral, indivíduos com HIV, pacientes com tuberculose, gestantes e indivíduos em PrEP. A infecção por HTLV-1 foi determinada por ELISA e confirmada por Western blot.
  • Resultados: A prevalência global de HTLV-1 foi de 0,5% (IC 95%: 0,3–0,8), com a maior taxa específica por cidade encontrada em Vitória (1,0%). Por população de estudo, a maior prevalência foi observada em pacientes com tuberculose (0,9%) e indivíduos HIV-positivos (0,7%). A regressão logística multivariada identificou idade avançada (>40 anos; OR: 8,867), sexo feminino (OR: 4,604) e infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) (OR: 13,995) como fatores de risco independentes.
  • Conclusão: A prevalência de HTLV-1 no Brasil varia significativamente por região e população. A forte associação com o sexo feminino e a idade avançada, combinada com a ausência de casos entre usuários de drogas injetáveis ou receptores de transfusão de sangue nesta coorte, sugere que a transmissão sexual é a principal via de infecção.

Palavras-chave: multicêntrico, estudo transversal, prevalência de HTLV-1, fatores de risco, grupos epidemiologicamente relevantes.
Clique aqui

  • Data de Publicação: 03/03/2025
  • Autores: Carlos Brites1† , Prince Baffour Tonto2,3† , Antonio C. Vallinoto4 , Onayane dos Santos Oliveira4 , Simone Simionatto5 , Monica Bay6 , Tania Reuter7 , Monica M. Gomes-da-Silva8 , Melissa Medeiros9,10, Rafaela Mayoral1 , Estela Luz1 , Michael Rocha11, Hareton Vechi12,13 and Bobby Brooke Herrera1,2,3
WhatsApp