-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
“Vencer com autoestima” é o slogan da campanha Outubro Rosa 2013, realização conjunta da Fundação José Silveira Silveira (FJS), do Instituto Ecodesenvolvimento (EcoD) e do Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de alertar a população feminina para a prevenção e o combate ao câncer de mama. A ênfase na importância deste tema foi um dos pontos altos da programação do Encontro no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, realizado na última terça-feira (22). “Nossa atenção se volta às mulheres em situação de maior vulnerabilidade, com um trabalho focado na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, pois sabemos que 95% dos casos podem ser curados quando identificados na fase inicial”, enfatizou a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito.
Madrinha da campanha desde 2010, a FJS está promovendo durante o mês de outubro atividades de sensibilização, através de oficinas e palestras com informações úteis para a comunidade, e mutirões para a oferta gratuita do exame de mamografia na capital e no interior, com encaminhamento dos casos para tratamento nos serviços de referência. De acordo com Leila Brito, o trabalho tem continuidade ao longo do ano, com a atuação das unidades móveis e as atividades assistenciais que contemplam a saúde da população feminina. Um dos destaques é a Oficina Rosa, ministrada com apoio da estilista internacional Irá Salles, voltada à formação de artesâs e à produção de peças com recursos destinados à campanha.
“É muito importante essa união de esforços e o apoio de instituições comprometidas, como a Fundação José Silveira, para que possamos realizar ações concretas em benefício das mulheres que precisam de assistência”, afirmou Inês Carvalho, dirigente do Instituto EcoD, em seu pronunciamento. A atuação estratégica da FJS junto aos demais parceiros também foi destacada por Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, que enfatizou “a necessidade de dar uma atenção mais abrangente a estas mulheres vitimizadas pela doença, que sofrem também pelo preconceito e, muitas vezes, pelo abandono dos seus companheiros”.
A autoestima é o tema central este ano do Outubro Rosa na Bahia, ação ligada ao Movimento Saúde, Sustentabilidade e Vida. O assunto foi abordado de forma interativa com o público pela arteterapeuta Célia Tambasco. Para completar, a tarde foi alegrada pelos sorteios e mimos na cor rosa, pocket show com a cantora Gilmelândia, madrinha da campanha, e apresentação da Banda Didá. Entre os presentes, estavam Ana Carolina Alencar, representante da Secretaria de Política para as Mulheres; Joventina Julita, representando a Secretaria Municipal de Saúde; a empresária Gláucia Cardoso, do Barber Beauty, que cedeu brindes para serem sorteados; representantes de hospitais como o Aristidez Maltez, o Martagão Gesteira e do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), além de líderes comunitárias e de grupos de mulheres.