Vela acessa

  • Editora: Editora Civilização Brasileira – Salvador – Bahia
  • Publicação: 1980
  • Autor: Prof. José Silveira

José Silveira, um dos grandes médicos da Bahia e do Brasil em nosso tempo, nos dá um livro de memórias de suas viagens, leituras e concursos para cátedras, contando os mais diversos fatos e traçando perfis de tipos os mais variados, desde anônimos personalidades que tiveram um papel importante na vida brasileira.

“Sem literatura ou outras pretensões” no dizer do próprio José Silveira. Vela Acessa transcende os limites de um livro de memórias para situar-se como documento, testemunho de uma época e, acima de tudo, lição de humanismo.

Vela Acessa é também título de uma cronica do romancista Wilson Lins sobre José Silveira, e retrata fielmente o espírito desse homem que, desde sua infância em São Bento das Lages, Santo Amaro e Feira de Santana, no interior da Bahia, sua juventude como aluno de padres e estudante de medicina, ate suas experiências, já na idade adulta, dentro e fora da profissão, tem iluminado com sua capacidade humana e espírito empreendedor(foi fundador do IBIT – Instituto Brasileiro para a investigação da Tuberculose) todos os que o cercam ao longo dos anos.

Vela Acessa, acima de tudo, reacende em nós o prazer da leitura, pela leveza e descontraidamente de seu estilo, sem pretensões a alta literatura mas pleno de carga humana e a autenticidade só encontráveis em fatos e experiências maduramente vivenciadas.

Jorge Amado, num prefácio que é verdadeira homenagem ao próprio médico baiano, atestando o caráter de documento do livro de José Silveira, chega ate a reconhecer entre várias personalidades

e tipos descritos a do poeta Argileu, cuja figura “transportei para as páginas de um romance”.

E esta talvez seja a maior qualidade do livro: servir de ponte entre gerações, colocando a seu dispor os elementos primordiais que permitirão a elas se situarem tanto no plano da criação – ou transformação dessa existência.

Baixar Livro