Fundação José Silveira

No caminho da redenção

No caminho da redenção

  • Editora: Academia de Medicina e Letras da Bahia
  • Publicação:
  • Autor: Prof. José Silveira

Não tem esse livro o propósito de revelar, com minúcias, o que sofreu a Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, nas suas décadas de incompreensão e obscurantismo. Muito menos ainda, apurar

as causas essenciais da sua derrocada e a responsabilidade dos que tiveram a infelicidade de dirigi-la no ambiente de primarismo e incultura dominante, sujeitos, que estavam, aos descaminhos do arbítrio e as pressões da incompetência. Limitado ao conhecimento dos fatos que me pareceram idôneos e verdadeiros, desejo apenas reunir, da maneira mais simples e objetiva possível, as manifestações de inquietação e revolta, sobretudo dos seus ex-alunos, quando a viram abandonada, destroçada e vilipendiada, a se transformar num montão de ruínas, como restos irreversíveis de um passado glorioso, que a tornara motivo de orgulho da medicina nacional.

Felizmente, os ventos bonançosos do destino sopraram em seu favor: homens sensíveis e providências salvadoras vieram em seu auxílio; de tal forma que, a essa altura, já se vislumbra a luz do túnel, na certeza de que realmente se está no caminho da redenção.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade