Fundação José Silveira

Investigação diagnóstica da tuberculose

Em 2017, o IBIT implantou um setor específico para realização de coleta do escarro de forma induzida, que visa auxiliar na investigação diagnóstica da tuberculose. Trata-se de um método não invasivo, rápido e de fácil realização. Essa técnica é recomendada pelo Ministério da Saúde e consiste na indução do escarro utilizando uma solução específica para inalação.

O recurso acelera o diagnóstico da tuberculose, reduz a realização de métodos invasivos e de alto custo e a ocorrência de resultados falsos/negativos. Para realização desse procedimento, a Fundação José Silveira estruturou uma sala específica para tal procedimento, que é realizado por um profissional tecnicamente habilitado.

A incorporação desse método foi uma recomendação do Projeto RePORT (Pesquisa Regional Prospectiva e Observacional em Tuberculose no Brasil) para que a FJS estivesse alinhada aos padrões internacionais de assistência e diagnóstico da tuberculose.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade