-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
Aos 84 anos de existência, a Fundação José Silveira (FJS) mantém uma obra na área da saúde e ações complementares para a vida saudável que honra a memória do seu fundador, o Professor José Silveira. A dimensão do trabalho da instituição pode ser expresso em números: mais de 1,2 milhão de atendimentos/ procedimentos realizados em média por ano, predominantemente pelo SUS e pela filantropia.
Tudo começou com o trabalho do pesquisador e especialista dos mais conceituados na Tisiologia em âmbito mundial, o Professor José Silveira, idealista que lutou, inicialmente sem apoio e recursos, para o combate ao flagelo da tuberculose. Assim, ele fundou, em 1937, no subsolo do Ambulatório Augusto Viana, da antiga Faculdade de Medicina da Bahia, o núcleo inicial da unidade que viria a se tornar referência internacional no tratamento dos pacientes acometidos pela doença: o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT).
Instituição privada e de utilidade pública, sem fins lucrativos, a Fundação José Silveira concentra seu trabalho em serviços e ações voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade. A FJS realiza, ainda, ações nas áreas de pesquisa e ensino, saúde ocupacional, projetos e consultorias voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Com alto padrão de qualidade, a Fundação José Silveira atende à população baiana em unidades de referência em áreas como combate à tuberculose, parto humanizado e reabilitação de pacientes com deficiências neuropsicomotoras, intelectuais e autismo.
A FJS é integrada pelas seguintes Unidades Mantenedoras: Hospital Santo Amaro, Laboratório José Silveira, Unidade de Segurança e Meio Ambiente e Unidade de Saúde. Os recursos gerados por essas Unidades contribuem para a manutenção das Unidades Assistenciais de Saúde próprias: Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), Centro Pestalozzi de Reabilitação, NICSA – Memorial em Santo Amaro, Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (Jequié), Hospital Cristo Redentor (Itapetinga), além do Programa Saúde e Cidadania e das Unidades Móveis de Saúde. A Fundação atua, ainda, na gestão do Hospital Geral de Itaparica (HGI), por meio de contrato com o Governo do Estado, e na UPA dos Barris, contratada pela Prefeitura Municipal de Salvador.
A instituição vem trilhando um processo de desenvolvimento autossustentável, com a consolidação das suas unidades e projetos, que beneficiam, sobretudo, a parcela mais desassistida da população. Por meio do trabalho desenvolvido por suas Unidades Assistenciais de Saúde, projetos e programas de cunho socioassistencial, a FJS prioriza o resgate da dignidade humana e a inclusão social. Com base nesses propósitos, todo o trabalho é desenvolvido dentro de padrões que primam pela qualidade, acessibilidade e eficácia dos serviços prestados.
Considerada uma das mais atuantes instituições filantrópicas do Norte e Nordeste, a FJS consolida um trabalho de excelência na gestão e no padrão de atendimento das suas Unidades de Saúde. Na visão estratégica de uma instituição apta a enfrentar os desafios da modernidade, foram estruturadas unidades de intensa produtividade, bases para a autossustentação da obra do Professor José Silveira.