Fundação José Silveira

Aleitamento materno

Aleitamento materno

Há vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).

Confira abaixo as vantagens do aleitamento materno:

– Promove uma interação profunda entre mãe e filho;

– Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;

– Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;

– Diminui o risco de hemorragia pós parto e, consequentemente, de anemia na mãe;

– Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário. O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira. Para que o bebê seja amamentado corretamente, a aréola

– área mais escura e arredondada do seio

– deve estar limpa, macia e flexível; o bebê precisa estar posicionado de forma adequada: a mãe deve colocar a barriga do bebê de frente para o seu corpo. A criança deve estar alinhada, com a cabeça e coluna em linha reta. A boca do bebê deve estar de frente para o bico do seio para abocanhá-lo e a maior parte da aréola deve estar dentro da boca dele. A mãe deve apoiar com o braço e a mão o corpo do bebê.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade