O Programa Habilitação Esportiva Inclusiva do Centro de Reabilitação de Jequié, que integra o complexo da Santa Casa, unidade da Fundação José Silveira, se destaca no cenário nacional e internacional. Pacientes com potencial de se tornarem atletas de alto rendimento são treinados na Santa Casa por uma referência em natação, Verônica Almeida, campeã paraolímpica de natação, dona de uma marca no Guiness Book e medalhista mundial e Parapan-Americana.
Neste mês de setembro, no qual comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia do Atleta Paralímpico (22), a equipe da Santa Casa de Jequié, celebrou importantes conquistas. Seis atletas, entre eles, a treinadora Verônica Almeida, participaram do Meeting de Paranatação, em Aracaju/SE, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, a equipe conquistou 15 medalhas, sendo 10 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Outra importante marca foi atingida: Lucas Martins Santos e Verônica Almeida alcançaram o índice para o Campeonato Nacional 2023.

De Jequié para o mundo!

O Programa de Habilitação Esportiva do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié também brilhou nas piscinas de Buenos Aires, Argentina. Convocada para a Seleção Brasileira Sub-18, Bárbara Britto disputou pela primeira vez o Open Paraswimming, competição internacional que significa uma valiosa experiência para os atletas que podem vir a representar o país nas Olimpíadas de 2024.
Nas quatro provas disputadas, Bárbara superou todas as suas marcas pessoais, alcançando o seu melhor tempo, o que a fez voltar com certificados de suas colocações em mãos e uma incrível experiência para contar: 100m costas (1º lugar), 400m livre (2º lugar), 100m livre ( 3º lugar) e 50m livre (5º lugar).
Com atendimento 100% filantrópico, o Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira, possui uma das mais completas estruturas de reabilitação do Norte e Nordeste e é a primeira instituição do país a contar com o modelo de gestão da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).