A equipe de natação que integra o Programa Habilitação Esportiva Inclusiva do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, conquistou oito medalhas em duas competições nacionais disputadas neste mês de abril. Pela primeira vez participando com quatro atletas, a instituição participou da Copa Cearense de Paranatação com quatro atletas, em Fortaleza, nos dias 23 e 24, com um total de 13 provas disputadas e 13 melhores marcas pessoais alcançadas.

A paratleta e treinadora Verônica Almeida, dona de uma marca no Guiness Book, medalhista paralímpica, mundial e Parapan-Americana, além de comandar a equipe, disputou as provas e conquistou três medalhas de ouro: nos 50 metros livre Classe S7, nos 50 metros borboleta S7 (quando melhorou 2 segundos da sua melhor marca pessoal) e nos 100 metros peito SB 7 (prova em que estabeleceu novo tempo, melhorando em 3 seg e, assim, ficando com o primeiro lugar).

O atleta Gilmar Tavares nadou sua prova principal, os 400 livre, e obteve a medalha de bronze na classe S10, melhorando ainda 2 segundos da sua melhor marca pessoal. Nadando pela primeira vez os 100 mts peito SB 9, o atleta ficou em quarto lugar e na prova dos 100 metros livre, classe S10, Gilmar ficou com o bronze, melhorando seu tempo em 3’01 seg.

Já Vando Eloy, nadou pela primeira vez os 400 livre e obteve o bronze na Classe S9. Disputando também os 50 livres, ele  melhorou sua maior marca pessoal em 3 segundos. O mesmo aconteceu na prova dos 100 livre, na classe S9, quando ele melhorou sua marca em 4’66.

Por sua vez, Alan Santana (@alantheosantana90), que nadou pela primeira vez os 400 livre, obteve o quarto lugar na Classe S10, melhorando também 3 segundos da sua melhor marca pessoal nos 50 livre. O atleta também nadou os 100 metros na classe S10, melhorando sua marca, baixando 6’34 seg.

Medalhas no Circuito Paralímpico

A natação da Bahia também foi destaque neste mês de abril nas piscinas do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nos dias 9 e 10 de abril. A unidade assistencial da Fundação José Silveira foi ouro nos 100m peito, representada por Verônica Almeida, atleta paralímpica, recordista mundial e treinadora da equipe.

“Feliz demais por retornar às piscinas me mantendo no lugar mais alto do pódio”, comemorou Verônica. Nos 100m peito da categoria SB7, ela também melhorou seu desempenho, completando a prova em 01:57:96, mais de dois segundos abaixo do seu antigo recorde, de 02:00:33, o que a mantém no primeiro lugar no ranking nacional da sua categoria.

Outro destaque no Circuito foi a paratleta Bárbara Britto, 14 anos, que disputou a prova da Classe S9, nos 100m costa, conquistando a medalha de prata para a Santa Casa de Jequié. Treinada por Verônica Almeida no Programa Habilitação Esportiva Inclusiva, a jovem atleta disputou, ainda, a prova dos 50m livre, melhorando em 1:50 segundos a marca atingida na primeira fase do Circuito, o que a mantém em quinto lugar no ranking nacional.

Estrutura de reabilitação

Com atendimento 100% filantrópico, o Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié é uma unidade sob gestão da Fundação José Silveira que possui uma das mais completas estruturas de reabilitação do Norte e Nordeste e a primeira instituição do país a contar com o modelo de gestão da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Também é a única unidade de reabilitação a utilizar o esporte como ferramenta auxiliar no processo terapêutico, no interior da Bahia.