A Santa Casa Hospital São Judas Tadeu é uma das primeiras unidades SUS de Jequié e região a retomar as cirurgias eletivas. O serviço ficou suspenso por cerca de dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) estimam que cerca de 3 milhões de procedimentos cirúrgicos programados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram adiados ou suspensas, em 2020.

Desde o mês de maio de 2021, a Santa Casa de Jequié tem realizado cirurgias eletivas ginecológicas, como histerectomias, ooforectomia (remoção de um ou ambos ovários), colpoperineoplastia, além da correção de distopias genitais. A informação é de Dr. Davi Souza dos Santos, médico ginecologista e obstetra e diretor clínico.
“A expectativa é realizar 120 cirurgias até junho de 2022, em pacientes de 38 a 52 anos”, afirma Dr. Davi e completa: “o objetivo é prevenir as doenças oncológicas e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, que sofrem com anemia, dores pélvicas crônicas e sangramentos”.

120 Cirurgias Eletivas Ginecológicas até Junho de 2022

Referência em saúde da mulher

A Santa Casa de Jequié, por meio do Núcleo de Câncer da Mulher, disponibiliza atendimento clínico e tratamento voltados aos casos de câncer de
mama, sendo a única unidade 100% SUS a oferecer esse tipo de serviço na região. A Instituição também é a primeira maternidade filantrópica 100% SUS da Bahia a conquistar o selo Acreditado Pleno – ONA Nível 2, que reforça a relevância da cultura de segurança dedicada aos pacientes e aos colaboradores, como uma premissa corporativa nas unidades assistenciais da Fundação José Silveira.