A Santa Casa de Jequié, complexo de saúde referência em maternidade e gestação de alto risco, concluiu com êxito o processo que certifica o alto padrão de segurança e qualidade da assistência à população, atingindo a classificação de primeira maternidade filantrópica 100% SUS do Brasil com o selo Acreditado Pleno – ONA Nível 2. “O professor José Silveira é o grande mentor dessa Instituição. Ele deixou um expressivo legado social e pessoas comprometidas à frente para dar continuidade, fazendo dos pacientes a razão da nossa existência”, afirma a médica Dra. Dolores Fernandez.

O processo de certificação reforça a relevância da cultura de segurança dedicada aos pacientes e aos colaboradores, como uma premissa corporativa nas unidades assistenciais da Fundação José Silveira, em Salvador e no interior da Bahia. “Nos pautamos nos nossos valores e priorizamos como estratégia a Acreditação para reafirmar nosso compromisso com a prestação de serviços qualificados e seguros, em prol da população de Jequié e região”, explica Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico Assistencial e Inovação da Fundação José Silveira.

A maternidade da Santa Casa de Jequié oferece atendimento multidisciplinar com acompanhamento integral às gestantes e aos bebês. É reconhecida pela excelência e humanização na assistência materno-infantil, desde o pré-natal, ao parto, puerpério e assistência ao recém-nascido, incluindo reabilitação de prematuros extremos por meio do Centro de Reabilitação. Referência para cerca de 30 municípios no entorno de Jequié, a unidade possui capacidade para cerca de 4 mil partos por ano, dispondo de 69 leitos ativos, sendo 41 em unidade aberta, 10 no Centro de Parto Normal, 5 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e 13 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a única da região. Em 2021, foram realizados mais de 2 mil pré-natais de alto risco e mais de 200 internações de recém-nascidos na neonatal. rnações de recém-nascidos na neonatal.