A equipe assistencial da Santa Casa de Jequié, complexo de saúde da Fundação José Silveira que é referência em gestação de alto risco, participou no mês de junho do curso “Treinamento Prático de Manejo da Lactação”, ministrado por Dra. Dolores Fernandez, médica pediatra e vice-presidente do Conselho da Instituição, e por Marizete Argolo, enfermeira especialista em amamentação. A formação integra uma rotina de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo, com foco na garantia da qualidade do atendimento e na experiência do paciente.

De acordo com Dra. Dolores, o objetivo do treinamento é aumentar os índices de aleitamento materno exclusivo. “Este treinamento capacita os profissionais do hospital a orientar as melhores práticas para que as mães amamentem os seus filhos exclusivamente com o leite materno até os seis meses e, depois, de forma complementada, com outros alimentos saudáveis, como frutas, verduras, carnes e peixes”, esclarece a médica.

O índice atual de aleitamento materno exclusivo na Santa Casa de Jequié é de 80%, superior à meta de 70% da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030 e bastante acima da taxa de 62,4% registrada no Brasil, quando se trata de amamentação na primeira hora de vida, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019).

Primeira maternidade 100% SUS acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o selo de Acreditado Pleno – Nível 2, a unidade da Fundação José Silveira em Jequié conta com padrão de assistência similar ao dos grandes hospitais da capital baiana e de outros estados brasileiros. O foco agora é a conquista de uma nova certificação, o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, uma vez que 40 profissionais foram aprovados no Treinamento Prático de Manejo da Lactação e as atividades prosseguem, com uma nova equipe a ser qualificada.

Após conclusão da próxima etapa dos treinamentos, segundo Dra. Dolores Fernandez, o hospital será avaliado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, para verificar se foram cumpridos os “10 Passos de Sucesso da Amamentação” e, assim, receber o selo de qualidade. Como destaca a médica, o hospital possui “um time de profissionais muito engajados nesse propósito, desde a mais alta direção até os profissionais da atenção direta à paciente, uma equipe participativa e interessada no objetivo de tornar a Santa Casa de Jequié um Hospital Amigo da Criança”.