A população de Jacobina está sendo beneficiada pelos investimentos na assistência às demandas emergenciais, atendidas no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho como, treinamento das equipes assistenciais e ampliação da escala cirúrgica para 24 horas, todos os dias da semana. A equipe completa e multidisciplinar realizou, até o dia 14 maio, 61 cirurgias e 76 partos, além de mais de 1.700 atendimentos na Emergência. A unidade, que está sob gestão da Fundação José Silveira, conta com equipe de profissionais qualificada, além de manter estoque de materiais e medicamentos que asseguram assistência adequada.

Além da oferta e no aumento do volume de atendimentos, que reforça o compromisso com a assistência à saúde de Jacobina e região, as equipes assistenciais dos Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e do Hospital Regional Vicentina Goulart passaram por uma capacitação sobre o manuseio adequado dos equipamentos da UTI Móvel do município. A iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, área corporativa da Fundação José Silveira, promove a implementação de ações e protocolos voltadas à gestão de riscos.

A capacitação visa garantir o transporte seguro de pacientes durante a regulação para outras unidades de saúde. De acordo com Jival Mendes, técnico em eletrônica da Fundação José Silveira que ministrou o treinamento, o objetivo é preparar os profissionais para utilizar adequadamente os aparelhos e insumos. “Eles receberam orientações práticas sobre a total funcionalidade do equipamento, incluindo solução de possíveis falhas técnicas”.