O Hospital Cristo Redentor – Itapetinga/BA, unidade sob gestão da Fundação José Silveira, agora dispõe de Arco em C, tecnologia de ponta que permite mais agilidade e precisão nos exames de imagem durante os procedimentos cirúrgicos.

Desde o início do mês de abril, o aparelho vem sendo utilizado em cirurgias ortopédicas credenciadas junto ao Governo do Estado da Bahia/Secretaria de Saúde, fornecendo imagens de alta resolução em tempo real, que permitem aos médicos monitorar todo o organismo do paciente e o progresso da cirurgia para intervir em eventuais correções.

Segundo Dr. José Schetini, médico ortopedista e Diretor do Hospital, o uso do Arco em C revela uma evolução na saúde de Itapetinga e região. “A expectativa é realizar cerca de 60 cirurgias por mês, reduzindo o número de transferências de pacientes para outros municípios”.

Ação pioneira

Pela primeira vez, no município de Itapetinga, o Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira realizou a captação de rins e córneas, após confirmar a morte encefálica do paciente C.S.P.S, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cumprindo todos os protocolos e trâmites burocráticos, como acionar os órgãos reguladores, além de submeter o doador a exames complementares.

“Concluímos um grande passo na UTI do Hospital Cristo Redentor. A primeira doação e captação de órgãos foi realizada com sucesso, fruto da dedicação das equipes multidisciplinares do Hospital. A nova equipe da UTI do Hospital Cristo Redentor também é pioneira na captação de órgãos em outros municípios, como Vitória da Conquista e Brumado”, afirmou Dr. Clínio de Almeida Neto, coordenador médico da UTI.

Para Dr. Ávio Brasil, médico cirurgião da Central de Captação de Órgãos da SESAB, “esse é um marco muito importante na saúde do município, ficamos muito gratos pelo empenho de todos os profissionais envolvidos e por ver mais uma unidade despontando no processo de captação”.