Com o objetivo alertar a comunidade sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis, com autonomia e qualidade de vida, independente da idade, a Fundação José Silveira realizou atendimentos médicos, exames e palestras educativas, entre os dias 28 e 30 de julho, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
A estrutura montada contou com as Unidades Móveis de Saúde para atendimento à população, com a realização de cerca de 7 mil procedimentos em três dias, de especialidades como: cardiologia, clínica médica, geriatria, ortopedia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, pediatria e urologia, além de exames de mamografia, ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma e preventivo do câncer de colo uterino. Ações como esta são realizadas semanalmente pela instituição, não só na capital, mas no interior do estado.

Selma Paz, cabeleireira, contou que além dela, cinco membros da família conseguiram atendimento. “Sem essa Ação, seria muito difícil fazer tudo em um dia”, disse. Ações educativas também fizeram parte da programação, com o mote da longevidade saudável, um desafio a ser superado, em especial, através da prática de atividades físicas regulares, uma alimentação rica em nutrientes e cuidados com a saúde física, bucal e mental.

De acordo com a Dra. Dolores Fernandez, médica e vice-presidente do Conselho da Fundação José Silveira, “a receita da longevidade saudável é cuidar bem do início da vida, principalmente, com o aleitamento materno, e a partir daí, se alimentar bem, beber água, praticar exercícios”. Como parte da programação, foram realizadas oficinas e rodas de conversa, sobre temas como: o alimento de hoje é o remédio de amanhã; sorriso saudável não tem idade; que exercício físico praticar hoje para promover a saúde futura; além de orientações acerca da organização dos medicamentos e a promoção da autonomia do idoso.

Promoção da qualidade de vida

Osvaldina Conceição de Jesus, de 65 anos, moradora de Águas Claras, chegou cedo no primeiro dia de Ação e, além da realização do seu exame de ultrassonografia de abdômen, assistiu as palestras, dançou no palco e ainda garantiu uma massagem relaxante. “A massagem foi porreta, estou aqui com o corpo leve, parecendo menina de 15 anos, não estou sentindo a coluna, não estou sentindo nada, estou feliz”, disse a paciente.

Assim como oftalmologia e ultrassonografia, a cardiologia foi uma das especialidades mais procuradas pela população. Segundo o Dr. Odecil Oliveira, os pacientes atendidos apresentavam sintomas como desconforto no peito, pressões muito elevadas e, muitas vezes, sem usar o medicamento porque não têm posto que fornece, inclusive, a receita para pegar o medicamento. “Um evento desse porte é uma benção para esse povo”, afirmou o médico cardiologista.

Quem esteve na Ação Saúde da Família também teve a oportunidade de passar pela triagem de sintomas respiratórios, como explica Vanessa Nascimento, enfermeira do Instituto Brasileiro de Investigação da Tuberculose (IBIT). “A gente busca os pacientes que estão acima de três semanas de tosse, com febre no final da tarde, suor noturno, corpo fadigado ou falta de apetite. A gente atua no diagnóstico da tuberculose, que é um legado do professor José Silveira, que estudou a tuberculose e a gente trabalha nas feiras, dando continuidade a esse legado”, explicou. A Ação Saúde da Família contou ainda com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e de marcas como a Água Loa e Tia Sônia, além da participação da Geração Black.