A capacitação de Simon, que atua como voluntário nas unidades de reabilitação da Fundação José Silveira, já contou com etapas que envolveram a ambientação, socialização e rotinas de convívio com pacientes e profissionais da reabilitação. O programa é uma prática na reabilitação da instituição, uma vez que o cão familiar da raça Golden Retriever realiza intervenções semanalmente, além da rotina diária de treinamento.

Avanços no tratamento

A implementação da Intervenção Assistida por Animais, na modalidade Terapia Assistida por Animais, colabora com as terapias que a Fundação José Silveira oferece, pois é complementar às terapias indicadas para cada paciente. Em visita ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), Simon teve o primeiro contato com Levi Barbosa, de 6 anos de idade e com diagnóstico de lesão encefálica infantil adquirida, e devido à presença do cão na unidade, o desenvolvimento do paciente já foi evidente.

“Levi hoje demonstrou um crescimento grande só com a chegada de Simon aqui no setor e permitiu que eu me aproximasse dele, coisa que ele nunca tinha permitido antes. Ele permitiu que eu segurasse o andador para que ele pudesse se deslocar e chegar até Simon, deu tchau para Simon, depois me olhou nos olhos e soltou um beijo. Nas vezes anteriores, o pai estava aqui para poder contê-lo mesmo, pelo seu comportamento agressivo, e dessa vez, o pai saiu e Levi ficou do início ao fim”, relata Elaine Bahia, fisioterapeuta.

Para a treinadora de cães, Janaína Ganzer, esse relato é importante, pois revela que apenas a visita de Simon gerou todo esse avanço. Para o pai do garoto, Edmilson Barbosa, o sentimento é de gratidão, uma vez que a família chegou a pensar em desistir do tratamento, diante das dificuldades enfrentadas. E Josana Santos, condutora de Simon, afirmou que o aprendizado é contínuo e que mesmo durante os treinamentos, os depoimentos de profissionais e familiares, surpresos com o avanço dos pacientes, têm sido frequentes.