A medicina social praticada pelo professor José Silveira ultrapassou os muros do IBIT e foi ao encontro da comunidade. Em 1990, a Fundação José Silveira iniciou um trabalho de amplo impacto no Calabar, ocupação popular originada de um quilombo situada na vizinhança do IBIT. Foi ali que o trabalho humanitário da Fundação ganhou um novo impulso, por meio da promoção de atividades diversificadas voltadas à promoção da vida saudável, prevenção de doenças e fortalecimento dos direitos e da cidadania.

Entre outras realizações, a Fundação José Silveira construiu o Posto de Saúde batizado com o nome de Ivonne Silveira, no Calabar. Essa iniciativa do Professor José Silveira possibilitou o desenvolvimento de ações destinadas a criar melhores perspectivas de vida para milhares de moradores do bairro. Até hoje, a Fundação mantém parceria com a Escola Aberta do Calabar, onde as crianças contam com um trabalho de atenção psicossocial, orientações de enfermagem, acompanhamento nutricional, cuidados médicos e odontológicos e atividades lúdicas.

Por iniciativa de Dona Ivonne Silveira, também foi desenvolvido um trabalho de cunho social na comunidade do Alto das Pombas, Federação, na vizinhança do IBIT. A semente da ação comunitária cresceu e se multiplicou, com a implantação dos programas Bem Nutrir, Saúde na Família, Salvador Cidadania e Bahia Saúde Cidadania. Um conjunto de atividades de caráter interdisciplinar direcionadas para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Todas essas ações foram unificadas com o lançamento do Programa Saúde e Cidadania: Estratégia de Ação Integrada para o Território Baiano (PSC), em 2011.

WhatsApp
× Entre em contato