Fundação José Silveira

Fundação José Silveira – Cumprindo sua missão de cuidar da saúde das pessoas

Mais um ano de muito trabalho e dedicação vai se findando e, com isso, é chegado o momento de rememorar cada ação efetiva para promoção da saúde e qualidade de vida. É desafiador compilar ou traduzir em palavras o impacto social gerado pela Fundação José Silveira.

O trabalho itinerante do Programa Saúde e Cidadania (PSC), por meio das Unidades Móveis de Saúde ao longo de 2022:

  • 50 comunidades de Salvador e 60 municípios do interior do estado
  • 135 mil procedimentos gratuitos
  • 110 dias das tradicionais feiras e mutirões de saúde.

Confira a cobertura completa do Mutirão de Saúde em parceria com a Rede Bahia

 

Lideranças da Fundação José Silveira, Universidade Vanderbilt, Fiocruz, UFRJ/Caxias, FMT/Manaus e UFRJ reuniram-se para discutir a expansão do Biorrepositório

Impulsionada pela inovação, a Fundação José Silveira reafirmou parcerias estratégicas:

  • Convênio de Cooperação Técnica com a AACD, cuja aspiração para 2023 é o fomento ao ensino e pesquisas em reabilitação;
  • Dialogou com o Ministério da Saúde sobre projetos e ações para o combate da tuberculose, projetando o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT) como modelo de assistência a ser replicado por outros estados;
  • Tornou sua participação no RePORT-Brasil ainda mais ativa com o projeto de expansão do Biorrepositório;
  • Lançou o Programa Uma Vida, Uma Muda com o apoio do Programa Arboretum e do Ministério Público do Estado da Bahia, alinhado às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança);
  • Entre outras iniciativas.

Qualidade assistencial

A qualidade da assistência à saúde aplicada de forma consolidada, em todas as unidades da Fundação José Silveira, fomenta uma cultura de segurança, focada nos pacientes e colaboradores.

A renovação da Acreditação Qmentum International Diamond, no Hospital Santo Amaro, reforça o compromisso da Instituição com a sustentabilidade e equilíbrio financeiro, com uma estrutura voltada à integridade e às estratégias de comunicação. O Hospital possui, ainda, a certificação de Integridade de Serviços de Saúde, conferida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG); a certificação IQIII, nível máximo de excelência da linha cirúrgica bariátrica e metabólica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); além do Prêmio Benchmarking do V Fórum de Saúde Bahia das FESFBA, na categoria Segurança do Paciente.

A manutenção do selo Acreditado Pleno – ONA Nível 2 confere à Santa Casa de Jequié a classificação de primeira maternidade filantrópica 100% SUS da Bahia com a certificação.

 

Sustentabilidade

Ao cuidar da saúde da população de cerca de 30 municípios, por meio da assistência e do incentivo às boas práticas de sustentabilidade para o meio ambiente, a Santa Casa de Jequié lançou o Programa “Uma Vida, Uma Muda”, através do Programa Arboretum, com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia. A iniciativa consiste na doação consciente de mudas produzidas pelo Programa Arboretum e cultivadas no berçário de plantas da Instituição para as famílias que recebem alta na maternidade do Hospital São Judas Tadeu.

Confira o vídeo sobre o Programa Uma Vida Uma Muda

Práticas de sustentabilidade e governança são alicerces da gestão institucional da Fundação José Silveira. Neste sentido, são realizadas ações ao longo do ano:

  • Campanhas de redução de descartáveis (superada a meta de 40%, com economia de até 76% em um setor da instituição)
  • Coleta de lixo eletrônico (foram mais de 750 kg).

Estas ações fazem parte da programação da campanha “Viver mais: evite o fim, preserve o meio”, que tem como objetivo estimular as boas práticas que contribuem para o bem-estar coletivo e a redução de fatores que intensificam os impactos ambientais, expandindo a consciência das pessoas para a responsabilidade individual no cuidado com a comunidade, condutas pautadas nas diretrizes ESG.

Diversidade

A partir da definição estratégica de avançar com o modelo de gestão corporativa utilizando o ESG (Ambiental, Social e Governança) como parâmetro, a estruturação do Comitê de Diversidade reforça o legado do professor José Silveira de dedicação, cuidado e respeito que, juntamente com sua esposa Donna Ivonne, implantou uma cultura inclusiva que faz parte da Fundação José Silveira até os dias atuais.

A atuação do Comitê, por meio dos Grupos de Trabalhos – GTs, é fundamentada no respeito, na empatia e na escuta ativa, proporcionando para os colaboradores e pacientes um ambiente plural e acolhedor.

Expansão

A instituição segue ampliando sua atuação na capital e no interior. Este ano, o Centro de Saúde Ivonne Silveira foi inaugurado no bairro de Tancredo Neves, em homenagem à mulher altruísta e companheira inseparável do Professor José Silveira. Dona Ivonne Silveira atuou ao seu lado em prol de causas sociais, deixando um legado de dedicação e cuidado com a saúde das pessoas. A população passou a contar com atendimentos gratuitos de cardiologia, clínico, pediatria, ginecologia, oftalmologia, nutrição e serviço social.

Em Jequié, a Fundação José Silveira inaugurou o Núcleo de Oftalmologia da Santa Casa para atender à demanda por serviço oftalmológico na região, uma necessidade detectada por meio de pesquisa científica realizada nas comunidades pelo Projeto Acolher FJS, que integra o Programa Santa Casa de Bairro em Bairro. A unidade realiza atendimentos pelo SUS, incluindo consultas, exames e, também, cirurgias de catarata.

Reabilitação

O ecossistema da Fundação José Silveira conta com unidades assistenciais que são referência em reabilitação na Bahia. No Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), o Laboratório de Estudos do Movimento oferece tecnologia de ponta e de alta precisão, garantindo mais eficiência no diagnóstico de disfunções da marcha e tratamento de pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM), por exemplo.

No Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, destaque para o Programa de Habilitação Esportiva Inclusiva, que conta com a experiência da atleta paralímpica Verônica Almeida, nadadora e recordista mundial. A iniciativa tem projetado paratletas com perfil de alto rendimento em competições a nível internacional, a exemplo do Open Paraswimming, disputado na Argentina por Bárbara Britto, superou todas as suas marcas pessoais e alcançou os melhores tempos: 100m costas (1o lugar), 400m livre (2o lugar), 100m livre (3o lugar) e 50m livre (5o lugar). Bárbara também foi convocada pela Seleção Brasileira Sub-18.

 

A Intervenção Assistida por Animais (IAA) é uma realidade nas unidades de reabilitação da Fundação José Silveira há cerca de dois anos, desde que Simon, cão familiar da raça Golden Retriever, iniciou seus treinamentos com pacientes e com a equipe multiprofissional. O animal atua na assistência do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, além de realizar atividades periódicas no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), situado no bairro de Ondina, em Salvador. Os resultados desse trabalho foram apresentados como case de sucesso em curso ministrado pelas equipes especializadas em IAA do Vale da Neblina e Afago & Afeto.

 

Unidades sob gestão

No município de Itapetinga, outra unidade sob gestão da Fundação José Silveira, realizou a captação de rins e córneas, após confirmada a morte encefálica de um paciente internado na unidade de Terapia Intensiva do Hospital Cristo Redentor. A unidade promoveu no primeiro semestre do ano, a capacitação de mais de 200 profissionais, com atendimentos realizados que superam a marca de 15 mil, dentre internamento clínico, cirúrgico, pediátrico, obstétrico e de atendimento de pronto-socorro.
Já em Jacobina, a instituição atuou por 10 meses na gestão dos Hospitais Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e Vicentina Goulart:

  • 90 mil procedimentos clínicos
  • 45.533 exames
  • 5.051 internações hospitalares,
  • 1.040 cirurgias
  • 856 partos

Também foram implantados o Núcleo de Segurança do Paciente e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

 

Com todas essas ações realizadas, seguiremos firmes em nosso propósito, que nos conduz há mais de 85 anos; criando, em 2023, estratégias eficientes para manutenção da sustentabilidade e fortalecimento do ecossistema, sempre com foco no cuidado integral dos pacientes.

Baixar o material em PDF

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade