O IBIT, unidade da Fundação José Silveira (FJS) considerada referência nacional no tratamento da tuberculose, reuniu conceituados especialistas da Bahia e do país na realização do Simpósio sobre Diagnóstico da Tuberculose e Doenças Correlatas, em agosto. “É muito gratificante a realização de um evento desse porte, que discute os avanços nos recursos diagnósticos, para melhor controle da tuberculose”, afirmou na ocasião a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito. Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Curadores da FJS, o médico Geraldo Leite, ressaltou que “a pesquisa científica e a educação continuada sempre foram as maiores preocupações do Professor José Silveira, desde quando fundou o IBIT”.

“Algumas doenças simulam a tuberculose, por isso é fundamental o aprimoramento no processo de diagnóstico, aspecto que vem sendo aprofundado nas reuniões científicas do IBIT”, ressaltou o coordenador técnico-científico do IBIT, João Carlos Coelho Filho. Ele destacou a importância da promoção do Seminário, articulado com o apoio dos integrantes da Diretoria da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professores da UFBA, Jorge Pereira e César de Araujo Neto. “O evento primou pela qualidade das discussões científicas e teve ampla abrangência, contemplando pneumologistas, radiologistas, residentes e estudantes de medicina”, salientou Dr. João Carlos.

Especialista convidado, Dante Escuissato, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e docente colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmou que “a tuberculose no Brasil persiste como uma doença que tem uma prevalência e incidência consideradas preocupantes”. Na avaliação de outro conceituado palestrante, Edson Marchiori, professor titular da Universidade Federal Flumi-nense, “é extremamente oportuno promover um evento como este, em um centro de referência como o IBIT, para divulgar as aplicações dos recursos de imagem, levando esse conhecimento aos médicos especialistas”.

O Simpósio reuniu outros conferencistas de renome, como o professor doutor Arthur Soares Souza Júnior, membro sênior da Society Of Thoracic Radiology, e os especialistas baianos Jorge Pereira e César de Araujo Neto. “O conceito de diagnóstico da tuberculose e doenças afins é multidisciplinar e envolve o trabalho clínico, a radiologia e a análise patológica”, ressaltou o professor associado da UFBA, César de Araujo Neto. Essa abordagem integrada também foi destacada pelo professor adjunto da UFBA, Jorge Pereira: “essa é uma conduta que temos praticado nos últimos dez anos e que é consagrada mundialmente”.