-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
A Fundação José Silveira (FJS) marcou presença, na última quarta-feira (15), na cerimônia de formatura da segunda turma do Projeto Sinaleira, que aconteceu na sede do Ministério Público. A iniciativa, que recruta jovens de 14 a 18 anos, tem por objetivo erradicar as piores formas do trabalho infantil e adolescente nas vias públicas, principalmente nas sinaleiras de Salvador. O Sinaleira foi idealizado pelo Ministério Público do Trabalho e pela antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Direito do Cidadão (SETAD/PMS), durante a gestão do então secretário Antonio Brito, contando com o apoio da FJS e SENAI.
Através do Projeto, 89 jovens receberam formação profissional , serviços de saúde, assistência social e educação, visando à inclusão social e produtiva dos beneficiários e famílias. No período de janeiro de 2012 a abril de 2013, os adolescentes foram qualificados com cursos de manutenção de microcomputadores, costura industrial, auxiliar de padeiro e confeiteiro e construção civil.
Construção coletiva
Emocionada, após a conclusão de uma nova etapa do Projeto, a promotora de Justiça e da Juventude, Cintia Guanaes, enalteceu a participação da FJS. “Desde o início, a Fundação José Silveira esteve conosco. O papel da Instituição no processo, que busca garantir direitos fundamentais, é essencial, afinal ela desenvolve ações de assistência social, além de disponibilizar funcionários para que o Projeto possa caminhar”, explicou, acrescentando que sempre conta com a FJS para a elaboração do planejamento e das metodologias.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Curadores da FJS, Dr. Geraldo Leite, comemorou os resultados do Sinaleira. “A análise dos resultados obtidos revela que estamos realmente no caminho certo. Na primeira turma, nós matriculamos 80 adolescentes e certificamos 47 desses. Nesta turma foram matriculados 120 e entregamos os certificados para 89, que representa um expressivo percentual de 75%”, revelou.
Transformação social
Mãe de dois alunos contemplados pelo Projeto, Sra. Maria Rita dos Santos, muito comovida com a conquista dos filhos, compartilhou o que estava sentido naquele momento. “É um orgulho muito grande para mim. Não imaginava que o Projeto fosse tão bom, eles nunca tiveram uma oportunidade como essa. Espero que meus filhos consigam logo arranjar emprego para poder pagar uma faculdade e crescer na vida”, comentou.
A solenidade contou também com as presenças do prefeito de Salvador, ACM Neto, dos secretários João Carlos Bacelar (Educação) e Maurício Trindade (Promoção Social e Combate à Pobreza), da gerente da Unidade Assistencial de Saúde da FJS, Monica Moreira, e de representantes do poder judiciário.