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Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
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IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
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Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
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Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
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IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
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Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
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Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
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Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
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Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
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Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
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NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
O câncer de próstata é considerado um problema de saúde pública no Brasil, em função das elevadas taxas de incidência e mortalidade: o número de mortes ultrapassou 12.700, no ano de 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com a projeção de 60.180 novos casos no Brasil, em 2012. Na Bahia, dos 7.980 novos casos de câncer previstos para 2012, uma parcela de 2.930 são de tumor na próstata. Com o objetivo de reverter esse cenário, a Fundação José Silveira(FJS), o Instituto Lado a Lado pela Vida e o Instituto Eco D lançaram a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, intitulada “Um Toque, um Drible”, em solenidade realizada no dia 29 de maio, no auditório da FJS, na Federação.
A mobilização das três entidades promotoras da Campanha “Um Toque, um Drible” visa, essencialmente, promover a conscientização para o combate ao preconceito dos baianos em relação à ida ao médico especialista e ao exame de toque retal. A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Com o toque retal feito pelo médico, é possível sentir se há algum aumento, anomalia ou endurecimento da região.
No lançamento da campanha, as entidades envolvidas vão anunciar as propostas e ações com foco na ampla divulgação e sensibilização do público-alvo. Um dos objetivos fundamentais é intensificar o diagnóstico precoce. O tumor maligno da próstata apresenta crescimento lento na maior parte dos casos, o que faz com que as manifestações clínicas só aconteçam quando a doença está em estágio mais avançado. A recomendação é de que o exame periódico seja realizado mesmo na ausência de sintomas. A partir dos 50 anos, o homem deve procurar atendimento específico para fazer os exames ou aos 45 anos, caso haja histórico de câncer na família.
Ao longo do ano, atividades educativas e eventos de articulação com diversos segmentos da sociedade são promovidos pela campanha “Um Toque, um Drible”. A meta é ampliar, cada vez mais, o impacto dessa iniciativa de interesse público. Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site www.umtoqueumdrible.com.br