Com temas emergentes em ginecologia e obstetrícia, realizamos hoje um seminário que abordou avanços no campo da pesquisa científica e da formação de residentes médicos em Telessaúde/Telemedicina na Fundação José Silveira. A programação incluiu discussões sobre a interface com a enfermagem, buscando estratégias para melhorar os indicadores maternos e neonatais, além de fomentar a integração entre inovação tecnológica e prática clínica.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Jequié, contou com a participação de especialistas da unidade e do Hospital Santo Amaro, além de convidados do CREMEB e da UFBA. De acordo com a gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação, Leila Brito, “a residência fortalece a caminhada em um projeto estratégico para a Fundação. É um momento único no qual o ecossistema se conecta em pilares como ensino, pesquisa e assistência”

O seminário reuniu profissionais de diversas áreas, incluindo médicos ginecologistas, obstetras, enfermeiras obstétricas, médicos residentes e alunos de medicina da Fundação José Silveira. Em um ambiente colaborativo, o evento proporcionou a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo o relacionamento entre as diversas categorias da área da saúde.

Residente na FJS, Mayla Andrade, R1 em ginecologia e obstetrícia, falou sobre a importância de participar do Seminário: “No nosso dia a dia, vivenciamos com as pacientes a prática, e hoje fizemos as atualizações, discutindo telemedicina e projetos científicos. Para nós, residentes, isso é muito importante; associar teoria e prática.

O evento contou com a presença de Dolores Fernandez, Vice-presidente da Sociedade Baiana de Pediatria; Paulo Gomes, Coordenador da Comissão de Residência Médica da Fundação José Silveira e Gerente Médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santo Amaro; Eduardo Netto, Coordenador de Pesquisa da Fundação José Silveira; Milena Bastos, Vice-coordenadora do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da UFBA e Membro das Comissões Nacionais de Anticoncepção e Residência Médica da FEBRASGO; Rubem Filho, Gerente Executivo do Hospital Santo Amaro; Emerentino Elton, Médico especialista em Bioética e Conselheiro do CREMEB – BA; Camila Vasconcelos, Presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Bioética, Pós-doutora em Direito e Doutora em Bioética; Giórgio Souto, Coordenador Executivo do Núcleo de Telessaúde da Fundação José Silveira; Ricardo Souza, Coordenador do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Jequié; Lícia Moreira, Coordenadora Médica da UTI Neonatal do Hospital Santo Amaro e Presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria; além das residentes Carla Rios, Laíse Castro, Larissa Isidoro, Mayla Andrade, Carla Caroline Almeida Rios, Larissa Noleto Isidoro e Raylene Laíse Souza Castro. O Seminário também contou com a participação de Giovanna De Carli, Enfermeira obstetra, Mestra em Enfermagem, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA e Pesquisadora da Fundação José Silveira.

WhatsApp
× Entre em contato