-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
Uma das mais importantes instituições filantrópicas da Bahia, a Fundação José Silveira (FJS) realizou, na manhã de ontem (19), uma Sessão Científica Especial em comemoração aos seus 77 anos. A atividade, que acontece na instituição desde a sua criação, em 1937, abordou o cenário e os desafios no controle e combate da tuberculose no país. Na oportunidade, a superintendente Leila Brito destacou o relevante trabalho que o IBIT desempenha e que contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Milênio (ODM). Além disso, falou sobre a ampla atuação da FJS, que envolve os campos da saúde, cidadania, meio ambiente e ação social, beneficiando milhares de pessoas por ano. A solenidade aconteceu com a presença dos membros do Conselho de Curadores, gestores e colaboradores.
Na abertura dos trabalhos, o presidente do Conselho de Curadores, Dr. Geraldo Leite, ressaltou a importância de seguir e honrar os passos deixados pelo fundador da instituição, o Professor José Silveira, na promoção da saúde e da ação social. “Estamos trilhando um caminho de sucesso, beneficiando milhares de pessoas através das nossas ações”. O presidente ainda destacou a permanência das Sessões Científicas nos dias determinados pelo Professor. “Graças ao idealismo dos seus seguidores, essa chama foi mantida acesa. Todas as quartas-feiras acontecem as Sessões, como foi instituído por José Silveira”. Pensamento partilhado pelo coordenador técnico-científico do IBIT, Dr. João Carlos Coelho Filho, que lidera as Sessões. “Não há como esquecer esse caminho. A cada aniversário da Fundação é importante realizar uma Sessão Científica, isso faz parte da linha filosófica da instituição”. Ao final do seu discurso, Dr. Geraldo fez uma homenagem ao Dr. Jairo Macedo Maia, ilustre integrante do Conselho de Curadores da instituição, que faleceu no dia 11 deste mês.
Por sua vez, a superintendente Leila Brito encerrou as atividades salientando a importância do empenho do colaborador e da solidez e tradição do IBIT, que engrandecem o nome da Fundação José Silveira. “Sempre destaco o IBIT, porque a Fundação nasceu através dele. Por conta do rigor científico, excelência nos trabalhos e credibilidade da instituição, estamos trilhando um processo de desenvolvimento autossustentável, com a consolidação das unidades e projetos que beneficiam, sobretudo, a parcela da população baiana que se encontra em situação de maior vulnerabilidade”.