A Fundação José Silveira (FJS), Luiz Roberto Reuter, acompanhou, no dia 13 de novembro, a inauguração da base operacional do Programa Arboretum, no município de Teixeira de Freitas, na Bahia. A iniciativa tem por objetivo a conservação da diversidade de espécies arbóreas nativas, numa interface social, sendo gerido administrativa e financeiramente pela FJS.
O Arboretum é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público da Bahia e duas empresas de celulose da região, com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro, entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, que visa adequar os programas de fomento da região às determinações legais de áreas de reserva legal e de preservação permanente. O Programa pretende atuar nos diversos pontos da cadeia de restauração florestal, desde a estruturação de núcleos de coleta de sementes, produção de mudas, monitoramento do plantio e orientação dos produtores na preservação e recomposição das áreas ambientalmente protegidas de seus imóveis rurais.
Além do gestor da FJS, a cerimônia de inauguração contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Procurador de Justiça do Estado, Dr. Márcio Fahel, da Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio às Promotoriais de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CEAMA), Dra. Cristina Seixas, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Marcus Vinicius Alves, do diretor de Fomento e Inclusão Florestal, Raimundo Deusdará, e do gerente de Capacitação e Fomento, João Paulo Sotero.