Foi aberto oficialmente, na noite de ontem (27) e segue até o dia 30, no São Salvador Hotéis e Convenções, o 12º Congresso Brasileiro de Direito Internacional (CBDI), que reuniu renomados juristas e conferencistas do Brasil e exterior. O evento, que contou com o apoio da Fundação José Silveira (FJS), é considerado o principal do gênero no país e tem como principal objetivo a criação de uma agenda comum entre os Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), da ONU. Na oportunidade, o professor emérito da Universidade Federal da Bahia e atual secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Edvaldo Brito, foi homenageado. Outro ponto forte da abertura foi a apresentação de um recital de poesia por jovens em cumprimento de medida socioeducativa, acompanhados pela atriz e poetiza Elisa Lucinda, por meio do Projeto Versos de Liberdade, da FJS.
O presidente da FJS, Dr. Geraldo Leite, que representou a instituição na mesa de abertura, destacou o empenho da Fundação no alcance dos ODM. “A nossa história nos credita a esta incansável luta para a redução das desigualdades sociais, ilustrada nos oito macroobjetivos do Milênio. A Fundação José Silveira tem forte atuação em todos os indicadores”, frisou. A contribuição da instituição também foi reconhecida pelo promotor de justiça e organizador do evento, Dr. Clodoaldo Anunciação. “O sucesso desse Congresso também pode ser atribuído a essa grande parceira, que é a Fundação José Silveira. Temos realizado em conjunto diversos seminários e congressos no interior do estado, visando disseminar os ODM e sensibilizar pessoas a lutar pela efetivação dos direitos humanos”.
A Fundação José Silveira ainda organizará duas atividades no Congresso: uma oficina com a participação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, sobre a experiência de humanização e inclusão social do projeto Versos de Liberdade, que acontece hoje (28), às 8h; e um painel sobre sustentabilidade, realizado no dia 29, às 14h, coordenada pelo gerente da Unidade de Segurança e Meio Ambiente, Luiz Roberto Reuter.