-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções que garantem a proteção e saúde dos trabalhadores, promovendo um ambiente seguro e sustentável para o futuro da sua empresa.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
- Editora: Academias de Medicina e letras da Bahia – Salvador- Bahia
- Publicação: 1992
- Autor: Prof. José Silveira
“Depois de 34 anos de lutas pela criação e sobrevivência do IBIT e de quase três lustros de esforços, inquietações e angustias para concretizar a edificação deste pavilhão, as emoções que experimento são tantas, tão complexas, contraditórias e antagônicas que, em verdade, preferiria, nesse instante, recolher-me ao mais profundo silêncio. Mandam, no entanto, os deveres do cargo e as responsabilidades de quem imaginou e assumiu integralmente o compromisso da execução dessa obra que, ao menos, uma palavra de explicação e de reconhecimento, eu dê ao Governo e ao Povo da Bahia, no final das contas, seus verdadeiros artífices. Nem mesmo se pode dizer que houve incompreensão ou desinteresse do Poder Publico e da Comunidade, tudo se deve, evidentemente, à incapacidade, à insignificância e quiça ao desprestigio de quem, como pigmeu, tentou realizar tarefa de gigante”.
“A Clínica das Doenças do Tórax, cujas obras e instalações principais hoje se concretizam, não é, como muitos poderiam pensar, um hospital a parte, autônomo no sentido real do termo. O que fizemos foi ampliar aquela modesta enfermaria do IBIT, que serviu durante muitos anos de núcleo inicial e de irradiação da Cirurgia Torácica, na Bahia. Se cresceu o edifício, além do que imaginarmos, foi porque se alargou o se campo de ação, que deixara os limites da tuberculose
para cuidar de todas as doenças do tórax, especialmente das que mais atingem o homem moderno e porque pretende ser também um certo universitário, com a missão complexa e superior de formar elites altamente especializadas. Na realidade, se desejou, foi criar uma casa onde se oferecesse a melhor assistência hospitalar, técnica e humanamente possível em nosso meio e, ao mesmo tempo, se organizasse um Centro de aprendizado e estudo ao alcance das novas gerações. Definidas, assim, em largos traços, a essência desta casa, suas limitações e seus talvez ambiciosos propósitos, cabe-me cumprir o mais agradável dos deveres, o de agradecer a todos que estão tornando possível a realização desse sonho. Nessa longa, tormentosa e difícil jornada, algumas portas se fecharam. Mas centenas de outras se abriram e é a estas que me quero referir, correndo embora o risco de cometer falhas e injustiças, tanta é a sua extensão, tão grande é o se número”.