Hospital Santo Amaro

Conheça o novo serviço do Hospital Santo Amaro para tratamento da dor

O Hospital Santo Amaro, unidade mantenedora da Fundação José Silveira, conta com equipe especializada em tratamento de coluna, reunindo tecnologia e segurança para proporcionar aos pacientes a melhor experiência no tratamento da dor, no menor tempo de recuperação.

Mudanças na rotina provocadas pela pandemia, como o home office e falta de exercício físico intensificaram casos de dor na coluna. Pesquisa divulgada pela Fiocruz (2020) aponta que 41% dos brasileiros passaram a ter dor na coluna. A pesquisa também aponta que 50% das pessoas que já tinham dor crônica na coluna pioraram durante o período de isolamento.

Para quem sofre com hérnia de disco, lesão que atinge 5,4 milhões de brasileiros conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Hospital Santo Amaro realiza a endoscopia de coluna, procedimento minimamente invasivo e que possibilita alta hospitalar no mesmo dia.  

A endoscopia de coluna pode beneficiar pacientes que obtiveram resultados negativos com tratamento convencional e seguem fazendo uso de medicação para controle da dor. “Nas cirurgias de hérnia de disco, quando usamos a técnica tradicional ou aberta é preciso manipular os nervos e ressecar mais estruturas ósseas produzindo fibroses que são dolorosas. Também acontecem mais lesões ósseas que podem levar à instabilidade ou maiores sangramentos. Estas são algumas das razões pelas quais as técnicas abertas são cada vez menos utilizadas, já que implicam em uma série de possíveis danos ao paciente, com um resultado final não satisfatório”, explica Juliano Lhamby, ortopedista e cirurgião que compõe a equipe de coluna do Hospital Santo Amaro.

Entenda os benefícios

A endoscopia de coluna é considerada um procedimento pouco invasivo, realizada através de um pequeno orifício, menor do que 1 cm, com anestesia local. Em 2021, a técnica foi incorporada ao Rol de Procedimentos e Eventos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) – significa que os pacientes podem contar com cobertura dos planos de saúde para realizar o procedimento.

  • Anestesia local, minimizando complicações de uma anestesia geral
  • Alta hospitalar no mesmo dia
  • Menos fibrose nos nervos: evita a formação de fibrose dentro do canal como ocorre nas cirurgias abertas
  • Menor incidência de infecção pós-operatória

 Conheça nossos especialistas

  • Fabrício Chies Barcelos – Médico Ortopedista e cirurgião, Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliano Lhamby – Médico Ortopedista e Cirurgião, Especialista em técnicas mini-invasivas e tratamento da dor pelo Texas Back Institute e Universidade da Califórnia
  • Adriano Bovo Mendonça – Médico Ortopedista e cirurgião, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna

Marque sua consulta: (71) 3504-5240 ou clique aqui para marcação online.

Hospital Santo Amaro na imprensa

O Dr. Juliano Lhamby, médico ortopedista e cirurgião do Hospital Santo Amaro, concedeu entrevista ao programa Metrópole Saúde da Rádio Metrópole sobre as doenças da coluna, seus principais sintomas e diagnósticos. Aperte o play e confira!

YouTube video

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade