Saúde e Cidadania

Com o apoio de Unidades Móveis, equipadas com consultórios, e o trabalho de uma equipe de médicos e profissionais de saúde, o PSC promove mutirões e campanhas para prevenção de doenças de grande prevalência e a conscientização em relação aos cuidados com a saúde. Junto com as consultas e exames gratuitos, são disponibilizadas ações de educação em saúde que estimulam mudança de hábitos de vida e divulgam informações sobre os direitos e deveres do cidadão.

Outubro Rosa

Fachada do Hospital Santo Amaro / Dr. Geraldo Leite, Bel Borba, Leila Brito e Gilmelândia

Os mutirões de serviços assistenciais são voltados à saúde da mulher. Nessa linha de ação, a Fundação José Silveira é madrinha na Bahia do Outubro Rosa, desde 2010, campanha voltada à prevenção do câncer de mama, que pode ser curado em mais de 90% dos casos quando diagnosticado na fase inicial. Os atendimentos gratuitos para a população feminina contemplam, ainda, o exame preventivo ginecológico, indispensável para o combate ao câncer do colo uterino, e medidas destinadas ao controle de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto, além de alertar as mulheres sobre o risco de doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo pelo contágio do HPV e HIV.

Novembro Azul

O PSC promove ações de saúde para o público masculino, marcando anualmente a passagem do Novembro Azul, mobilização de combate ao câncer de próstata. Os mutirões sensibilizam o público para a importância do autocuidado e propiciam a realização gratuita de exames e consultas médicas para prevenção de males de grande incidência, como o câncer de próstata e as doenças sexualmente transmissíveis. Nas campanhas, são realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa para desmistificar tabus como o preconceito em relação ao exame de toque retal, formas de prevenção e a importância de hábitos saudáveis e realização periódica de avaliação médica, entre outros assuntos de interesse.

Aliança para a Saúde

Em alinhamento com os princípios do PSC, a Fundação José Silveira e o Rotary mantém, desde o ano de 2012, uma cooperação técnica denominada Aliança para a Saúde. Como parte dessa parceria, a FJS recebeu do Rotary Club Internacional a doação de uma van e de um ônibus adaptado para atendimento de saúde, denominado Unidade Móvel Odontomédica. As unidades móveis foram integrados ao trabalho desenvolvido pela Fundação, ampliando a oferta de atendimentos médicos, procedimentos odontológicos e serviços complementares de saúde.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade