Saúde e Cidadania

Saúde e Cidadania é um Programa da Fundação José Silveira baseado na Política Nacional de Atenção Básica a Saúde, que considera o usuário em sua integralidade na busca pela promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. As atividades são realizadas na capital e no interior da Bahia, por meio de mutirões de saúde e serviços voltados ao exercício da cidadania.

O Programa Saúde e Cidadania é direcionado para a missão da Fundação José Silveira de promover saúde e ações complementares de saúde sociais. Busca, ainda, contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). É uma iniciativa que contribui para a promoção da saúde como forma de melhoria na qualidade de vida da população, sobretudo nas comunidades em situação de vulnerabilidade epidemiológica e social.

Com serviços gratuitos nas áreas de Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Social, os atendimentos do Programa são prestados à população por meio das Unidades Móveis de Saúde. Os mutirões assistenciais proporcionam atendimento aos cidadãos com a atuação de uma equipe multidisciplinar, integrada por médicos, enfermeiros, assistentes de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e psicóloga, entre outros profissionais.

O trabalho desenvolvido pelo PSC conta, ainda, com o suporte da Unidade Produtora de Leite Dr. Fernando D’Almeida e a Padaria José Roberto Vaz Fagundes, que produzem milhares de litros de leite e pães fabricados com soja, distribuídos gratuitamente entre famílias, crianças e adolescentes, beneficiários das instituições cadastradas para receber complementação alimentar. Com esta iniciativa, a Fundação José Silveira colabora com os esforços direcionados para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destinado a combater a fome e a miséria.

O PSC leva mutirões de saúde, por meio de Unidades Móveis, para municípios e bairros selecionados com base nos seguintes critérios: índice de Desenvolvimento Humano (IDH), vulnerabilidade social de determinados territórios, ausência de gestão plena de saúde e carência de serviços de saúde.

Nesse contexto, o Programa proporciona aos usuários acesso a consultas, exames e orientações úteis para a vida saudável e o exercício da cidadania.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade