Pesquisa e Ensino

Publicações Prof. José Silveira

  • Imagens da Minha Devoção

    Aos setenta anos, atingindo uma idade que nunca pensei alcançar, volto-me para o tempo decorrido, à procura de alguma cousa que pudesse fixar, na minha difusa e apagada existência. Será um modesto breviário, onde rezarão comigo os que aceitarem o culto singelo e puro dessas Imagens da minha devoção.

    Editora: Mensageiro da Fé LTDA – Salvador- Bahia – 1975

  • Do carro de Boi ao Zeppelin

    Mas cedo ou mais tarde – e creio que já vou tardando- desaparecerei no mundo misterioso e na sombra eterna, sem deixar claramente expresso o que pensei e senti, na passagem efêmera, por uma vida cheia de tropeços, contradições, sofrimentos e lutas. Com isso, tenha eu talvez conseguido compor o 2º capítulo das tais Memórias, que nunca pretendera escrever.

    Editora: Mensageiro da Fé LTDA – Salvador- Bahia – 1976

  • A Sombra de Uma Sigla

    Esse livro só se tornou realidade por uma perfeita e carinhosa cooperação: de Ivone Silveira, minha esposa que, com infinita dedicação, colecionou, em cinco volumes álbuns, tudo que a imprensa da Bahia amplamente publicou sobre o IBIT.

    Gráfica Econômico e Administração Limitada – Salvador- Bahia – 1977

  • A Palavra de José

    Por estes e outros motivos, aparecem agora, compaginadas em livro, aquelas orações de esperança, gratidão e fé, com que pretendi envolver minhas pobres mensagens proferidas, em instantes fugazes como os relâmpagos, logo sepultadas nas sombras aniquiladoras do nada.

    Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia – 1978

  • Vela Acesa

    Vela Acessa, acima de tudo, reacende em nós o prazer da leitura, pela leveza e descontraimento de seu estilo, sem pretensões a alta literatura, mas pleno de carga humana e a autenticidade só encontráveis em fatos e experiências maduramente vivenciadas.

    E esta talvez seja a maior qualidade do livro: servir de ponte entre gerações, colocando a seu dispor os elementos primordiais que permitirão a elas se situarem tanto no plano da criação – ou transformação dessa existência.

    Editora Civilização Brasileira – Salvador – Bahia – 1980

  • Prado Valladares

    Com esse propósito, fica bem claro, que não se trata aqui de uma crítica científica, uma análise percuciente das suas ideias, pensamentos e atitudes. Isso me levaria muito longe.. cuido, tão somente de fixar, em síntese abreviada, o essencial do que disse, praticou e ensinou o grande mestre. Definindo, assim, o simples e modesto propósito, deste ensaio, iremos acompanhá-lo, na Medicina, no Ensino, como polemista e..  Como político.

    Centro Editorial e Didático da UFBA – Salvador – Bahia -1982

  • Pérolas e Diamantes

    Nas agruras da jornada, como nas tempestades da existência, há sempre um lenitivo, jamais falta a bonança. Da rusticidade da ostra emerge a delicadeza da pérola; da brutalidade do carbonato, a refulgência do diamante. Assim na natureza física, assim no mundo do espírito. PÉROLAS E DIAMANTES foram as criaturas boas e as almas generosas que me ajudaram a viver.

    Editora: Fundação Cultural da Bahia- Salvador 1984

  • O Neto de Dona Sinhá

    Educou-me no caminho superior do amor ao trabalho, defensor da honra e da dignidade. De tal sorte que, examinando profundamente todas as minhas ações e atitudes, ao longo de dilatada existência, chego à convicção, com alegria e orgulho, de que, em verdade, nada mais nada menos fui e sou que o neto de D. Sinhá, como carinhosamente era chamado no meu encantado Santo Amaro.

    Philobiblion Livros de Arte LTDA- Rio de Janeiro- RJ- 1985

  • No Caminho da Redenção

    Desejo apenas reunir, da maneira mais simples e objetiva possível, as manifestações de inquietação e revolta, sobretudo dos ex-alunos, quando a viram abandonada, destroçada e vilipendiada, a se transformar num montão de ruínas, como restos irreversíveis de um passado glorioso, que a tornara motivo de orgulho da medicina nacional.

    No Caminho da Redenção- Retrato de uma época- Prof. José Silveira

  • O Alemão do Canela

    Um dia, sem saber porque, vejo-me a revelar coisas da minha vida… Com VELA ACESA, iluminou-se um amontoado de fatos e acontecimentos, que jamais pensei pudesse interessar alguém. O aplauso de muita gente as minhas revelações, ligadas quase todas a existência simples de um simples médico, levou-me a contar um pouco mais.

    Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia 1988

  • Paradigmas

    Não se trata, assim, de um aglomerado de minibiografias estereotipadas, com pretensões históricas; aspira o autor, tão somente, revelar a sequência afetiva das imagens fixadas, por grandes homens e fiéis amigos, na sua retentiva. Completa-se o que ficou escrito em “Imagens da Minha Devoção” e “Pérolas e Diamantes”.

    Bureau Gráfica e Editora- 1989

  • Colcha de Retalhos

    Só a modéstia poderia explicar o título escolhido por José Silveira para mais para mais este livro de reminiscências, julgamento e observação do viver baiano nas cinco ou seis décadas do século que tem sido de esperanças adiadas, tanto para a Bahia, como para o Brasil e o mundo.

    Por tudo isso, e mais pela leveza da prosa e o aticismo da linguagem, este livro é para ser lido e relido.

    Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia 1990

  • Obstinação

    Se, em realidade, uma nação, em sua essência, é constituída de homens, com as suas ambições, renúncias, sacrifícios, criatividades, defeitos e virtudes, temos de convir que, no contexto do processo social de tantas mãos e tantos cérebros, transcende e se projeta uma espécie, ao que se admite do mesmo gênero, mas desenganadamente em extinção nestes tempos de tão amargo realismo pragmático: a dos sonhadores e idealistas inveterados: Professor Doutor José Silveira!

    Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia 1992

  • Últimos Lampejos

    Foram escritas para mim mesmo, assumindo eu o compromisso de praticá-las. Caturrices da idade, que só vão publicadas na esperança, talvez ingênua, de levar à juventude, informações e diretrizes, nascidas e formadas na experiência; capazes, de tirá-la da tristeza e maldades deste mundo torturado em que vivemos.

    Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia- 1993

  • Uma Doença Esquecida

    Nesta obra que constitui um depoimento sobre a luta travada particularmente na Bahia, o mestre José Silveira oferece-nos uma cópia imensa e diversificada de sua campanha ininterrupta, ás vezes penosas e inglória, pela superação deste flagelo que talvez seja mais social e politico do que patogênico, sobretudo se considerarmos as difíceis condições de sobrevivência das populações marginalizadas.

    CED- Centro Editorial e Didático- 1994

  • Gratidão e Fé

    Com este singelo, pequeno e despretensioso livro, quando resumo os mais recentes pronunciamentos meus, tento, apenas, humildemente, atenuar minha imensa dívida de gratidão e fé, com Ivonne- esposa perfeita companhia inimitável- e com todos os que, dessa ou daquela forma, aqui ou pelo mundo afora, hoje, como ontem, ajudaram-me a viver dado-me coragem e força para transformar em realidade, as fantasias do meu sonho maior.

    Gráfica e Computação VENTURE- Salvador- BA 1996

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.