Fundação José Silveira

FJS promove fórum sobre prevenção do erro médico no Hospital Roberto Santos

O auditório do Hospital Geral Roberto Santos sediou, no dia 4 de setembro, o Fórum de Debates da Fundação José Silveira (FJS), que teve como tema central o “Erro Médico no Ambiente Hospitalar”. A iniciativa, realizada em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), teve por objetivo discutir amplamente as formas de evitar as falhas na assistência e garantir melhores níveis de segurança para pacientes e equipes profissionais. O evento reuniu gestores de unidades hospitalares, médicos, residentes e demais membros da equipe assistencial.
O crescimento de casos de erros médicos é alarmante. De acordo com dados do Superior Tribunal de Justiça, nos últimos dez anos o país teve um aumento de 1.600% no número de processos judiciais envolvendo médicos, além de um crescimento de 180% de profissionais condenados nos tribunais de ética dos Conselhos Regionais de Medicina. 7% dos médicos brasileiros respondem a processos. Diante desses números, o assessor médico da Fundação José Silveira, Álvaro Nonato de Souza, falou sobre a relevância da realização do evento. “Essa discussão é muito importante, porque, nos dias atuais, existem diversos fatores que elevam os riscos do paciente, a exemplo da incorporação de novas tecnologias, a pressa no trabalho e o nível de stress muito elevado nas emergências públicas. Além disso, esse assunto nem sempre é discutido com a frequência e a amplitude necessárias”, disse o assessor ao informar que a FJS pretende levar o Fórum de Debates para outras unidades públicas.
Compuseram a mesa do evento, além de Álvaro Nonato, a vice-presidente do Cremeb, Teresa Cristina Maltez; a diretora do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti; a assessora de Práticas Médicas do Hospital São Rafael, Camila Barcia; e o coordenador de Obstetrícia do Hospital Jorge Valente, Leonardo Rezende.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade