Fundação José Silveira

FJS lança Clínica Especializada em benefício de autistas

FJS lança Clínica Especializada em benefício de autistas

Em função do Dia Mundial de Conscientização do Autismo decretado pela ONU, a Fundação José Silveira (FJS) fez o lançamento da Clínica de Estudo e Tratamento do Autismo, no Centro Pestalozzi de Reabilitação, na Ribeira,na última terça-feira (02 de abril). Na ocasião, o tema foi amplamente debatido por especialistas durante a sessão científica sobre o Panorama do Autismo no Brasil”. A programação incluiu, ainda, a iluminação da instituição na cor azul, em alusão ao movimento mundial associado à data, e atividades educativas, integrativas e de sensibilização voltadas aos pacientes, familiares e à comunidade em geral.

Segundo a psiquiatra infantil da FJS, Mariana Kerner, o autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento da comunicação, a socialização e o comportamento, levando ao auto isolamento nos casos mais graves. “Como o autismo se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, compromete uma das fases mais importantes da criança, que é a pré-escolar. Neste período a criança precisa ser estimulada para criar sua própria independência e se colocando para o mundo”, explicou a médica, alertando que na Bahia não existia, até então, uma unidade especializada em autismo.

Diante da grande carência assistencial, a Fundação José Silveira decidiu investir na oferta do novo serviço especializado, uma vez que já existe uma demanda de 20% de crianças com a síndrome. De acordo com o coordenador técnico do Centro de Reabilitação Pestalozzi, Rogério Gomes, “a clínica possibilitará o tratamento para as crianças com autismo nos três núcleos de atividades da instituição, ou seja, os pacientes terão terapias de reabilitação, atividades complementares de saúde como capoterapia, dançoterapia e atividades educacionais”.

Para a superintendente da FJS, Leila Brito, o momento é de celebração. “Esta é mais uma oportunidade para a Fundação contribuir com a promoção da cidadania. Dessa forma, essas pessoas autistas terão um tratamento direcionado, proporcionando melhor qualidade de vida. Nós não vamos apenas prestar assistência, mas gerar conteúdos, metodologias, além de produzir pesquisa”.
Em 2012, o Centro Pestalozzi de Reabilitação, sediado na Ribeira, realizou 12.842 atendimentos a 3.945 pacientes, além de atender 116 alunos matriculados para atendimento educacional especializado. Dos pacientes em atendimento atualmente na instituição, 60 são crianças com autismo. Com isso, a Fundação José Silveira amplia o seu leque de atendimentos em diferentes especialidades médicas, beneficiando a população da Bahia.

Gecom/FJS

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade