Fundação José Silveira

FJS comemora 78 anos com lançamento do terceiro Prêmio Professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco

FJS comemora 78 anos com lançamento do terceiro Prêmio Professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco

A Fundação José Silveira (FJS) lançou na quarta-feira (25/02) a terceira edição do Prêmio Professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco, em concorrida solenidade que marcou o aniversário dos 78 anos da instituição. Entre outras realizações, a homenageada foi a primeira catedrática de Medicina Legal do Brasil, membro fundador da Sociedade Brasileira de Bioética e presidente da Fundação José Silveira, último cargo em sua profícua carreira. Ao falar sobre a importância do Prêmio, o presidente do Conselho da FJS, Dr. Geraldo Leite, traçou um paralelo entre os dois professores, José Silveira e Maria Theresa Pacheco, “personalidades notáveis pela sua produção científica, pelo pioneirismo e pelas contribuições em prol da medicina baiana”.
“A obra criada pelo professor José Silveira inicialmente com o IBIT se expandiu e hoje realizamos mais de um milhão de atendimentos anuais, em benefício da população baiana”, disse na ocasião a superintendente da FJS, Leila Brito, em cuja gestão foi lançada a premiação que tem abrangência internacional. Em seu pronunciamento, Leila Brito apresentou uma síntese da trajetória da Fundação. Ao final, também comentou que se sentia honrada por ter sido indicada por Maria Theresa Pacheco para assumir a superintendência da Fundação José Silveira, em 2009, quando já acumulava na época 17 anos de intensa atuação na instituição.

Apoio das entidades médicas
Durante a solenidade, o coordenador técnico-científico do IBIT, Dr. João Carlos Coelho Filho, fez uma palestra sobre as “Sequelas clínicas e radiológicas da tuberculose pulmonar”, tema do Prêmio desse ano, voltado a médicos e estudantes de medicina do último semestre. O Prêmio realizado pela FJS conta com o apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Faculdade de Medicina da Bahia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Rotary Club da Bahia, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz), Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), Rede TB, Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins e Academia de Medicina da Bahia.
A solenidade foi prestigiada por diversas personalidades, incluindo o subsecretário de Saúde do Estado e professor titular da Faculdade de Medicina da Bahia, Roberto Badaró; os médicos Jorge Pereira, César Araujo e Antonio Carlos Lemos, do Hospital das Clínicas (UFBA); Dr. Paulo Bittencourt, do Hospital Português; a professora Susan Pereira (UFBA); Dr. Guilhardo Fontes, diretor acadêmico da ABM; professor Almério Machado, presidente da Academia de Medicina da Bahia; Dr. Jorge Cerqueira (Cremeb), Edilúcio Fernandes, presidente do Rotary Club da Bahia; Rosinha Bahia, diretora do Hospital Martagão Gesteira; e Maurício Dias, presidente da Federação das Santas Casas da Bahia (Fesfba), entre outros.

Clique AQUI para acessar o regulamento do Prêmio.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade