COMPARTILHE:

02/10/2013

Cirurgia Bucomaxilofacial

O Hospital Santo Amaro conta com a atuação de conceituados especialistas que realizam tanto a avaliação clínica quanto procedimentos cirúrgicos. Para mais informações e agendamento de consultas, ligue: (71) 3504-5240.

Conheça os benefícios da cirurgia bucomaxilofacial

As áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial são tão complexas quanto o nome que designa esta especialidade, voltada ao tratamento das alterações da boca, dentes, maxilares e estruturas da face. O Hospital Santo Amaro conta com a atuação de conceituados especialistas que realizam tanto a avaliação clínica, quanto procedimentos cirúrgicos. Para se ter uma ideia da importância destes profissionais, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, cerca de 10 milhões de brasileiros precisariam se submeter a uma cirurgia ortognática para a correção do maxilar ou da mandíbula.

“Cuidamos de pessoas com problemas de dentes inclusos (siso), dor facial, ausência de dentes para colocação de implantes dentários, maxilares mal posicionados, além de tratar vítimas de acidentes com traumas faciais, oferecendo soluções reconstrutivas”, informa o odontólogo Bruno Cantharino, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Implantodontia. Ele explica que intervenções como a cirurgia ortognática visam a melhoria estética, mas, sobretudo, têm a finalidade de proporcionar ao paciente uma melhora significativa na mastigação, respiração e até na prevenção de possíveis problemas articulares.

O especialista Bruno Cantharino chama atenção, ainda, para a importância deste tipo de intervenção no resgate da autoestima do paciente, que adquire melhor posicionamento das arcadas dentárias e, consequentemente, mais harmonia na aparência facial. É recomendável que o paciente procure um especialista na área, quando houver qualquer tipo de comprometimento ou assimetria facial, enfermidade na cavidade bucal ou, ainda quando, tiver problema no engrenamento ou encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Em relação à abrangência da especialidade, há uma diversidade de casos tratados na área de Bucomaxilofacial. Conforme relata Leonardo Kruschewsky, cirurgião de cabeça e pescoço e doutor de Ciências Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), os procedimentos envolvem tumores e cistos ósseos, displasias fibrosas que agem no osso da face ou do crânio; má oclusão de dentes; fissuras e fraturas cranianas; além de doenças congênitas que afetam a estrutura crâniofacial, entre outros. O objetivo do cirurgião é corrigir a deformidade e promover a reconstrução da face, da forma mais próxima das feições originais. “Utilizamos enxertos, retalhos e miniplacas para fixar o osso no lugar, reposicionando ossos fraturados e tecidos, priorizando o aspecto funcional, em harmonia com a estética”, explica Dr. Leonardo Kruschewsky. “A primeira impressão do ser humano é a face, portanto tudo que mexe com a aparência do rosto é importante”, ele ressalta, ao dar ênfase à atuação de uma equipe interdisciplinar para dar o suporte adequado ao paciente.

Conforme explica o odontólogo Antonio Lucindo, especializado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, o cirurgião realiza o tratamento das mais diversas doenças ou fraturas dos ossos da face, através do sistema estomatognático, que envolve músculos da cabeça e pescoço, dentes, ossos e nervos. Em sua avaliação, “a maioria dos pacientes só procura o dentista tardiamente, a partir do momento que tem algum tipo de dor ou sensibilidade, o que indica que o processo avançou bastante e o grau de comprometimento, em alguns casos, pode ser grave”.

Principais resultados

Melhorias na função mastigatória; na dicção; no engrenamento dentário; na respiração; com eliminação de problemas gerados por deformidades dentofaciais, como dores de cabeça e apneia do sono (parada respiratória enquanto dorme).

COMPARTILHE:

matriz

  • FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA

    Ladeira do Campo Santo, s/n - Federação. Salvador-BA.
    CEP: 40210-320.
    Tel.: (71) 3504-5000

filial

  • JEQUIÉ

    Av. Carlos Aguiar Ribeiro / Anel Viário. Loteamento São Judas Tadeu, s/n. Jequié-BA.
    CEP: 45204-040