Fundação José Silveira

Acompanhamento de pacientes

Acompanhamento de pacientes

A avaliação nutricional passou a integrar a abordagem interdisciplinar do IBIT, em 2016, atendendo uma demanda da equipe multidisciplinar no que se refere ao acompanhamento dos pacientes portadores de doenças crônicas, incluindo os hipertensos, diabéticos, com sobrepeso, obesidade e, principalmente, os pacientes com tuberculose e suas co-morbidades (diabetes e HIV/aids).

A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais, possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo, por meio da coleta de dados clínicos, dietéticos, bioquímicos e da composição corpórea, com a finalidade de identificar e tratar as alterações do estado nutricional. (Portal Educação, 2012) Quando se trata de tuberculose, a má nutrição é um fator importante para o desencadeamento da doença, sendo uma relação bidirecional, pois a desnutrição contribui para o adoecimento, como também o quadro clínico da doença leva a uma desnutrição secundária. (Jornal de Pneumologia, 2013).

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade