Fundação José Silveira

Ação da FJS com a Rede Bahia resulta em milhares de atendimentos à população masculina

Ação da FJS com a Rede Bahia resulta em milhares de atendimentos à população masculina

O mutirão de serviços intitulado Saúde do Homem, realização da Fundação José Silveira (FJS) em parceria com a Rede Bahia, foi um sucesso. Em três dias (5 a 7 de novembro), mais de 2.200 homens tiveram acesso a 4.500 procedimentos gratuitos oferecidos pela equipe multidisciplinar de saúde da FJS. Esse é o segundo ano consecutivo que a Fundação promove o Novembro Azul na Bahia, com foco voltado para a prevenção, conscientização e detecção precoce do câncer de próstata. “Após o sucesso do Outubro Rosa, quando mobilizamos esforços na luta contra o câncer de mama, agora estamos obtendo êxito no combate ao tumor da próstata”, ressaltou a superintendente da FJS, Leila Brito.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de cerca de 69 mil novos casos de câncer de próstata para o ano de 2014. A incidência da doença vem aumentando no Brasil e a projeção para o ano de 2015 é o aumento de 60% do número de casos. Na região Nordeste, são 47 casos a cada 100 mil habitantes. “A alta incidência deve-se, principalmente, ao preconceito em relação ao exame de toque e a consequente descoberta tardia da doença. Para nós, foi uma grata surpresa ver tantos homens buscando atendimento nesta ação”, comemorou o urologista do Hospital Santo Amaro que atua no Novembro Azul da FJS, Marcelo Brandão. Ainda segundo o especialista, 90% dos casos do câncer de próstata no Brasil são identificados quando a doença está instalada. “Quando mais cedo a doença é detectada, maior é a chance de cura”, enfatizou.

Quebra de tabu
A busca pelo atendimento, ressaltada por Dr. Marcelo, realmente chamou atenção. A fila para quem procurava pelos serviços ultrapassou 300 metros. Segundo o aposentado Jornande Gomes Farias, de 53 anos, valeu a pena esperar: “Consegui fazer todos os exames e ainda participei de duas palestras. Agora eu estou tranquilo, pois vi que a minha saúde está em dia. Há mais de um de um ano, buscava atendimento e não conseguia. Agora, eu só tenho a agradecer a vocês pelo acolhimento”, comentou. Quem também comemorou o atendimento foi Jorge Gomes de Oliveira, de 70 anos, que superou o preconceito. “Fiz o exame pela primeira vez. Essa história de vergonha não existe mais. Vergonha mesmo é morrer por bobagem”, concluiu.
Para alertar a população em relação ao segundo tipo de câncer com maior frequência de mortes no Brasil, a sede do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da FJS, foi iluminada em azul, cor símbolo da campanha, e permanecerá durante todo o mês de novembro.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade