Laboratório José Silveira

Na área de patologia, o Laboratório José Silveira é uma referência em Salvador, com décadas de atuação firmada na qualidade das análises realizadas. Sua trajetória está intimamente ligada ao legado de pesquisas e ao trabalho de assistência clínica do Professor José Silveira.

Na unidade de Patologia são realizados exames histopatológicos ou anatomo-patológicos, destinados à avaliação macro e microscópica de células e tecidos de biópsia. É um dos primeiros recursos na obtenção do diagnóstico oncológico. A Patologia também realiza exame de imuno-histoquímica, amplamente utilizado no diagnóstico e prognóstico do câncer. Na área de citopatologia, a unidade laboratorial realiza, ainda, o exame de citologia oncótica, conhecido por exame preventivo do colo do útero, que possibilita o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

A Patologia utiliza técnicas consagradas, como a coloração histoquímica usada para aumentar o contraste nas estruturas em uma imagem microscópica de cortes histológicos e preparados de células. Faz, ainda, biópsias de congelação, procedimento durante o procedimento cirúrgico, quando o tecido coletado é enviado imediatamente da sala de cirurgia para a análise do patologista.

Os avanços na avaliação fetal e diagnóstico pré-natal de doenças fetais demandam exames anatomopatológicos detalhados. A unidade é uma das poucas na Bahia que realiza o exame anatomopatológico de placenta e feto. Entre outras indicações, a análise é utilizada para avaliação de casos de abortamento, perdas fetais precoces e óbito fetal.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade