Fundação José Silveira

Curso para Cuidadores de Pessoas com Deficiências

Iniciou, na manhã de terça-feira (9 de abril), e se estende até o dia 14 de maio, a 15ª edição do Curso de Cuidadores de Pessoas com Deficiência do IBR. O evento tem por objetivo levar informações para as pessoas que cuidam dos pacientes que são atendidos na Instituição, além de promover a qualidade de vida deste cuidador. Os encontros acontecem nas terças e sextas-feiras, das 8h às 11h30min, no auditório do IBR.

É considerado cuidador aquele que fornece assistência e cuidados de saúde ou serviços sociais para outros, em função da sua profissão, assim como por ato de amor a um familiar ou amigo. Suas tarefas envolvem acompanhamento das atividades diárias e seu auxílio na alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina e outros serviços necessários. Segundo a supervisora do Curso, Jussara Fiscina, um bom cuidador “precisa deter conhecimento sobre o paciente e trabalhar, principalmente, a tolerância, a paciência e o respeito com o próximo”.

Ainda de acordo com Jussara Fiscina, é bastante comum que esses cuidadores dediquem integralmente seu tempo aos pacientes, esquecendo de olhar para si. “Esse é o ponto forte do evento. Acreditamos que se o cuidador se cuida, ele está apto a cuidar de alguém. Já estamos identificando diversas melhorias no comportamento nos participantes do Curso. As pessoas se tornam melhores como seres humanos. Esse é o grande viés do evento”, ponderou.

Qualidade de vida
Para a cuidadora Valdelice Barbosa, que fornece assistência à mãe há mais de 10 anos, o curso lhe fez enxergar um novo sentido para a vida. “Este curso está sendo muito importante, porque estou aprendendo a lidar melhor com a minha mãe, outras pessoas, e o melhor, comigo mesma”, comemorou. Valdelice revelou o que aprendeu na primeira aula. “Hoje uma coisa simples, mas muito importante. Não é vergonha pedir ajuda a outros familiares para cuidar da minha mãe quando precisar ir ao médico, por exemplo. Eu estava vivendo a vida dela e deixando de cuidar de mim”, finalizou.

Ao longo do evento, diferentes atividades alternativas serão realizadas, com o intuito de promover o bem-estar dos participantes. Serão trabalhadas as emoções e sentimentos deles através da música, dança de salão, biodança e yoga. No primeiro dia, o evento foi abrilhantado pela participação do Coral FJS, que emocionou o público.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade