Santa Casa Hospital São Judas Tadeu

Ações Complementares

Programa Santa Casa de Bairro em Bairro

Implantado em Jequié em 2011, o Programa Santa Casa de Bairro em Bairro vem atuando nas comunidades por meio de atendimentos em saúde e ações educativas. A iniciativa da continuidade às ações de promoção da saúde e qualidade de vida realizadas pela Fundação José Silveira no município desde o ano de 2009.

Em 2016, foram realizados 12 mutirões de saúde na Santa Casa de Jequié, nos meses de maio, junho, julho, setembro, outubro e novembro. As ações proporcionaram à população atendimentos de clínica médica, ginecologia, enfermagem, cardiologia, urologia, odontologia, pediatria, nutrição, exame preventivo de câncer de colo uterino, ultrassonografia, eletrocardiograma, glicemia capilar e aferição de pressão arterial, com destaque para as iniciativas da Campanha Pense Rosa + Pense Azul, realizadas nos meses de outubro e novembro. No total, foram realizados 17.058 procedimentos.

As ações de saúde avançaram por meio dos atendimentos realizados em 20 comunidades de Jequié (água Branca, Pau Ferro, Alto do Funil, Baixa do Bonfim, Urbis, Banca, Bom Sossego, Barro Preto, Alto da Bela Vista, Caixa d’água, Cohin, Curral Novo, Cidade Nova, Km03, Mandacaru, Amaralina, Fazenda Velha, Marcela e Florestal, São Judas). Em Poções (Distrito de Roçado Grande), a Fundação José Silveira mantém atendimento médico quinzenalmente. Esses atendimentos foram complementados com ações educativas que tiveram como temas: Importância da realização do exame preventivo; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Gravidez na adolescência; Planejamento familiar com ênfase em métodos e barreiras para evitar uma gestação indesejada.

Programa Ser Mulher

A Fundação José Silveira lançou o Programa Ser Mulher, em março de 2015, pautado em sua tradição em saúde materno infantil e no ODM de número 5, que prevA?: a??Melhorar a Saúde das Gestantesa??. Os indicadores de monitoramento da Agenda ODM no Brasil apontam que a meta estabelecida de redução da mortalidade materna não foi atingida. Diante desse contexto, o programa tem como objetivo contribuir para melhoria dos indicadores de redução da mortalidade materno infantil no município de Jequié, na Bahia.

O Programa Ser Mulher realizou uma pesquisa amostral com um levantamento sociodemográfico e de condições de saúde de mulheres no município de Jequié. Esse levantamento de dados propiciou identificar indicadores relacionados A? saúde das mulheres e compreender a realidade local e, principalmente, contribuir para o planejamento de novas iniciativas e fortalecimento das ações educativas já existentes.

Baseado nos resultados da pesquisa, foram realizadas ações educativas em saúde reprodutiva e atendimentos de saúde em 20 comunidades de Jequié.A? A população teve acesso a consultas de clínica médica, ginecologia, enfermagem, realização de exame preventivo de colo uterino. Foram promovidas, ainda, ações educativas em forma de oficinas e sala de espera, em busca da conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher em todas as etapas da vida. Essas ações foram complementadas com a realização de 12 mutirõess de saúde que, além dos atendimentos citados, ofereceram exame de ultrassonografia e eletrocardiograma, consulta com urologista, cardiologista e nutricionista. Ao todo, foram realizados 13.296 atendimentos a mulheres no Programa Ser Mulher, em Jequié.

COMPARTILHE:

matriz

  • FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA

    Ladeira do Campo Santo, s/n - Federação. Salvador-BA.
    CEP: 40210-320.
    Tel.: (71) 3504-5000

filial

  • JEQUIÉ

    Av. Carlos Aguiar Ribeiro / Anel Viário. Loteamento São Judas Tadeu, s/n. Jequié-BA.
    CEP: 45204-040