Fundação José Silveira

Viva com saúde

Ao receber o diagnóstico da diabete, muitas pessoas acreditam que irão perder a qualidade de vida. No entanto, para conviver bem e controlar os riscos da doença, basta adotar um estilo de vida saudável e seguir corretamente as orientações médicas.

Saiba quais são as principais recomendações dos especialistas:

Pratique atividade física: consulte um médico para saber se está apto a realizar exercícios. Caso não haja nenhum impedimento clínico, exercite-se 30 a 60 minutos diariamente, praticando até mesmo uma caminhada leve. É uma forma de evitar problemas vasculares.

Pare de fumar: o fumo afeta a circulação. Além, é claro, do risco de todas as substâncias tóxicas e cancerígenas encontradas no cigarro.

Controle o consumo do sal: como o excesso de glicose no sangue atrapalha a circulação sanguínea, muitos diabéticos tendem a desenvolver hipertensão. Por isso fique atento à quantidade de sódio que ingere diariamente. Esta substância faz com que o corpo retenha líquidos, o que dificulta o bombeamento de sangue para o corpo e, consequentemente, faz a pressão aumentar.

Beba bastante água: desta forma a pele fica mais hidratada e o risco de lesões e rachaduras aparecerem diminui consideravelmente. Atenção: caso apareça alguma ferida, procure um dermatologista.

Alimente-se bem: além de cortar o açúcar, o ideal é que as refeições sejam ricas em fibras (quem podem ser encontradas em alimentos integrais, cereais, frutas e verduras). Deve-se evitar o excesso de alimentos produzidos com farinha branca, pois, ao serem metabolizados pelo organismo, se transformam em glicose. Coma de 3 em 3 horas para evitar as crises de hipoglicemia.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade