Fundação José Silveira

Saúde na infância e adolescência

Saúde na infância e adolescência

Praticar exercícios físicos na infância é uma maneira de combater a obesidade e outras doenças. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu um guia com orientações para que os pais instruam os filhos a praticar exercícios de acordo com a idade.

Confira, abaixo, as indicações de atividades de acordo com a faixa etária:

– Bebês até dois anos: O guia recomenda que eles sejam estimulados a se movimentar várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscando objetos ou movendo os membros do corpo, mas sempre sob supervisão e estímulo dos pais. Os pediatras advertem à exposição a tablets ou outros tipos de telas eletrônicas, como celulares e televisão pelo menos até completarem dois anos de idade.

– Crianças de três a cinco anos: O ideal é que os pequenos se exercitem por 180 minutos ao longo do dia. As atividades podem ser desde andar de bicicleta, brincadeiras de perseguir como pega-pega ou esconde-esconde, ou outros jogos com bola. É a partir dessa faixa etária que as crianças também podem começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos, de maneira gradativa.

– Crianças e adolescentes de seis a 19 anos:  Ao completar seis anos, é possível optar por maneiras de se exercitar por pelo menos uma hora por dia, com atividades mais intensas, como correr, nadar, pedalar, saltar ou com brincadeiras que trabalhem com o peso corporal e acelerem mais a respiração e o batimento cardíaco. Atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, por exemplo, podem ser feitas pelo menos três vezes na semana com acompanhamento profissional. Em alguns casos, é importante que os pais levem as crianças ao pediatra para uma avaliação cardiológica antes da prática da atividade física.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade