Fundação José Silveira

A Fundação José Silveira (FJS) tomou as medidas para a proteção e a segurança de seus colaboradores, em alinhamento com as orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais para evitar a disseminação do COVID-19. A seguir estão elencadas as principais definições institucionais.

COMITÊ DE GESTÃO

Assim que surgiu a ameaça do coronavírus na Bahia, a Superintendência da FJS definiu a criação de um Comitê com gestor de áreas estratégicas para o controle e o acompanhamento das ações internamente.

PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS E FLUXO DE ATENDIMENTO DE PACIENTE SUSPEITO OU CONFIRMADO COVID-19

Foi estruturado e implantado fluxo e protocolos voltados as atendimento dos casos suspeitos ou com confirmação de contaminação pela COVID-19, atualizados de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Nesse período de cuidado redobrado para evitar a COVID-19, foram adotadas algumas medidas para maior segurança dos pacientes atendidos nas unidades de saúde da instituição. Estruturação de alas específicas, nas unidades da FJS, para atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados COVID-19, de maneira a evitar a exposição dos demais clientes. Disponibilização dos recursos preconizados pelo Ministério da Saúde para segurança no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados COVID-19.

LINHA DIRETA PARA GESTANTES

Por definição da Superintendência da FJS e da Diretoria Médica do Hospital Santo Amaro, foi implantado o serviço Hot Line, para que as gestantes possam esclarecer dúvidas e obter informações, sem sair de casa.

ATUALIZAÇÃO DAS EQUIPES

As equipes das unidades de saúde da capital e do interior têm sido treinadas sobre medidas de prevenção, proteção e manejo clínico da COVID, reforçando a necessidade do uso do EPI para evitar contato com fluidos corporais e a importância de higienização. Os treinamentos têm acontecido in loco, através de simulações realizadas e vídeos, sobre as principais medidas de prevenção de contaminação pelo coronavírus, reforçando a necessidade de EPIs e efetiva higienização das mãos, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

ESTRUTURAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO CLÍNICO DOS COLABORADORES (ATUANTES NAS DEPENDÊNCIAS DA FJS)

Com objetivo de gerenciar o risco de transmissão da COVID-19 durante desenvolvimento das atividades laborais e evitar a exposição dos colaboradores às unidades de emergência (conforme orientação do Ministério da Saúde), foi estruturado fluxo de atendimento e acompanhamento clínico do colaborador sintomático.

MONITORAMENTO E COMBATE À DISSEMINAÇÃO DA COVID-19

Por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Fundação José Silveira publicou instruções normativas voltadas ao público interno com orientações para a prevenção, detecção precoce, monitoramento e tratamento da doença.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

O atendimento psicossocial aos colaboradores passou a ser feito à distância, por meio de ligação por vídeo ou contato telefônico, garantido o acesso ao apoio prestado por psicólogos e assistentes sociais.

NOVO CANAL PARA OS COLABORADORES

A FJS criou um novo canal para que os colaboradores possam tirar dúvidas e obter informações relacionadas ao coronavírus. É só ligar para o número (71) 3504-5803, de segunda a sexta-feira.

IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS VOLTADAS AO CONTROLE DE ACESSO NAS UNIDADES DA FJS

Foram restritas visitas aos pacientes hospitalizados nas unidades (número de visitantes e horários), triagem dos acompanhantes, colaboradores e fornecedores sintomáticos ou contratantes com pessoas confirmadas com a COVID-19.

IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA EXPOSIÇÃO DOS COLABORADORES

Foram revisadas as escalas de trabalho dos profissionais assistenciais (em regime de plantão), realizados afastamentos dos estagiários curriculares, extra-curriculares e de aprendizes (estudantes de 16 a 18 anos), suspensão de férias e a viabilização do desenvolvimento das atividades laborais em regime de home office/teletrabalho aos lotados em áreas administrativas, bem como a concessão de folgas ou férias para os colaboradores lotados em setores com redução de demandas.

CANCELAMENTO DE EVENTOS

Foi determinada a suspensão de todos os eventos institucionais programados, para evitar aglomeração, assim como as atividades que geram aglomeração de colaboradores, a exemplo de palestras e seminários.

SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO A GRUPOS DE RISCO

A COVID-19 é mais perigosa para pessoas com doença crônicas ou comorbidades. Por esse motivo, foi definida a suspensão temporária das atividades nas unidades de reabilitação da FJS que atendem pessoas com deficiência.

EPIDEMIOLOGIA, ABORDAGEM CLÍNICA E PREVENÇÃO

O Centro de Ensino e Pesquisa da FJS promoveu sessões científicas sobre diretrizes técnicas e epidemiológicas da COVID-19, segundo todas as orientações da OMS para segurança dos profissionais de saúde participantes.

CONTINUIDADE DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

A Fundação José Silveira tem assegurado o fornecimento dos medicamentos e das cestas básicas a pacientes do IBIT. A regularidade no uso da medicação e a boa alimentação são decisivos para a cura da doença.

AÇÕES NAS COMUNIDADES

Ações educativas e de conscientização da população em condição vulnerável em comunidades atendidas pela Fundação José Silveira, por meio de abordagens de agentes comunitários de saúde, mensagens em carros de som e nas rádios, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A Fundação José Silveira vem publicado diariamente em suas redes sociais informações úteis para a população sobre os cuidados e atitudes para evitar o contágio e o adoecimento pela COVID-19.

Essas e outras ações demonstram o trabalho contínuo da FJS para combater a disseminação da COVID-19, intensificando a proteção da sua equipe, a segurança dos seus pacientes e os esclarecimentos para a população.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.